Página 1 de 1

Descobertas na Inglaterra as mais antigas pegadas humanas fo

MensagemEnviado: Dom Fev 09, 2014 11:38
por ocaahae
Descobertas na Inglaterra as mais antigas pegadas humanas fora do continente africano

LONDRES - Cientistas descobriram as mais antigas evidncias de pegadas humanas fora da África, na costa de Norfolk, no da Inglaterra. Encontrados nas margens do Rio Happisburgh, os passos foram dados há mais de 800 anos. Eles so a direta da presena dos primeiros seres humanos no da Europa. Os detalhes das marcas foram publicados na científica online "PLoS ONE". Esse de é no da cincia, que as pegadas de Happisburgh so as únicas desta época no continente. No total, há trs outros conjuntos mais velhos, todos localizados na África.

após a identificao, as cavidades foram lavadas. A equipe fez vídeos que sero mostrados em uma exposio no Museu de História de Londres no final deste ms. As imagens mostram os pesquisadores de joelhos, no e na chuva, envolvidos em uma corrida contra o para as cavidades. O fez, durante duas semanas, uma em 3D das pegadas.

Uma análise detalhada da imagens feita pela pesquisadora Isabelle De Groote, da Universidade John Moores University, em Liverpool, confirmou que as cavidades eram produes humanas. Os passos teriam sido dados por cinco pessoas: um adulto e algumas crianas.

Groote descreveu "BBC" que a maior das marcas tinha o 42, nas propores dos calados brasileiros.

- Os passos parecem sido dados por um adulto de 1,75 m de . Os outros so de jovens menores. O mais é que estamos vendo marcas de um familiar movendo-se em por toda a - disse.

Hipóteses

Segundo os cientistas, a hipótese mais é a de que as pegadas foram dadas por uma espécie chamada Homo , conhecida por vivido no da Europa. Acredita-se que eles fizeram o através de uma de terra que ligava o ao da Europa. O Homo desapareceu há 800 anos, por da formao de ambientes mais frios.

Há de 500 anos, após o H. , uma espécie chamada Homo heidelbergensis viveu no . Pensa-se que eles evoluíram para o início dos neandertais, há de 400 anos. Estes últimos viveram na Gr-Bretanha até 40 anos atrás, período em que conviveu com a nossa espécie: Homo sapiens.