BURNABY (CANADÁ) - Um setor de ecologia marítima da Universidade de Simon Fraser, em Burnaby, no Canadá, chegou a uma concluso alarmante: 25% de todas as espécies de tubaro a em todo o esto ameaa de extino.
Foram avaliadas 1.041 tipos de peixes cartilaginosos ou condropterígeos - que engloba tubares, raias e tubares fantasmas. Desse total, 25 espécies esto criticamente em , 43 esto ameaadas e 113 esto vulneráveis - de com os critérios de uma vermelha da Unio Internacional para a Conservao da (IUCN, na sigla em ingls).
Outras 132 espécies adicionais esto clasificadas quase ameaadas. A das 487, no havia dados suficientes para se a uma concluso. O foi na cientifica eLife.
- O está relacionado s espécies de raias de tubares, aquelas que vivem em águas rasas e acessíveis pesca -, apontou o líder do e vice-presidente do IUCN, Nicholas Dulvy.
Segundo ele, o de extino para estes grupos é substancialmente maior do que para a maioria dos outros vertebrados. A principal ameaa é a pesca, deliberada quanto . Por isso, o pede mudanas urgentes na é gerenciada atualmente a preservao dos tubares e peixes cartilaginosos.
- Alteraes urgentes so necessárias para um saudável a esses animais e aos ecosistemas que os sustentam. isso no acontea, todo nós teremos que o econmico, ecológico e biológico dessas várias espécies - apontou Dulvy.
Eliminao preventiva
Em a esses dados críticos, a Austrá liberou na última semana a eliminao de tubares descobertos perto de praias frequentadas da costa , de uma série de ataques mortais. A foi extremamente criticada por ambientalistas.
O aprovou um programa de reduo dos riscos ligados aos tubares, apresentado pelas autoridades do da Austrá Ocidental, onde seis banhistas foram mortos nos últimos dois anos.
Concretamente, linhas com iscas podero ser lanadas a um quilmetros de praias frequentadas do 30 de abril. O deseja todos os tubares com mais de trs metros capturados desta : o , o tubaro-tigre e o tubaro-buldogue.
A ONG The Humane Society classificou a absoluta , desprovida de justificao científica e contrária s convenes internacionais a proteo desses animais.