Área equivalente ao Brasil pode estar degradada at&ea

DAVOS - O pode 849 milhes de hectares - uma área equivalente ao Brasil - até 2050, se os padres utilizados atualmente para o da terra forem mantidos. O alerta é do relatório do Programa das Naes Unidas para o (Pnuma), lanado nesta sexta-feira durante o Fórum Econmico Mundial, em Davos, na Suía. De com o documento, a de a produo de , devido ao da populao, e a criao de um mercado global do agronegócio impulsionam a degradao do .
O , Avaliao global de da terra: equilí entre o consumo e a produo sustentável, foi produzido Internacional de Recursos (IRP, na sigla em ingls) e ressalta a importncia do consumo responsável e de técnicas sustentáveis de plantio para frear a ocupao nociva do .
A ocupa atualmente 30% da terra em todo o , e é a do e da da biodiversidade em 23% dos solos globais. entre 1961 e 2007, as terras cultivadas sofreram expanso de 11%. Segundo o relatório, a tendncia é que o índice continue a .
Além disso, a migrao de populaes rurais para cidades deve as áreas urbanas em 15 bilhes de hectares até 2050, o equivalente a 5% das terras do .
As concluses do IRP mostram um declínio acentuado nos ecossistemas terrestres nas últimas décadas. Florestas e outros biomas foram convertidos em terras para a um que no é sustentável, afirmou o subsecretário da ONU e diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner. a terra é um , precisamos nos mais eficientes na de e . As recomendaes do relatório devem alertar líderes e contribuir para as discusses o sustentável de recursos, incluindo novas metas para o sustentável pós-2015.
Agronegócio impulsiona degradao
O relatório aborda o papel do agronegócio no da degradao das terras, por a concentrao do mercado e o de pesticidas e fertilizantes. De com o documento, em 2005, corporaes controlavam metade das vendas de sementes no , as cinco companhias de comércio de gros ocupavam 75% do mercado e os produtores de pesticidas forneciam 84% dos produtos do setor.
Produzido por 27 cientistas, 33 representantes de governos e outros grupos, o aponta que mais da metade de todos os fertilizantes sintéticos de nitrognio produzidos na História foram utilizados nos últimos 25 anos.
No entanto, o relatório afirma que ainda é possível a situao. O Pnuma afirma que de 319 milhes de hectares poderiam ser preservados até 2050 com as seguintes medidas: investimentos para a recuperao de solos degradados; melhorias nas técnicas de plantio; intensificao de práticas sustentáveis; monitoramento do de terra; reduo do desperdício; e diminuio do subsídio em plantaes utilizadas para a produo de combustíveis.