RIO - Nem um atenua a de que castiga o carioca o início do ano. Em janeiro, a temperatura da superfície do mar nas praias ocenicas chegou a 30 graus Celsius por sete dias - 2,5 graus Celsius da média histórica de 40 anos, de com informaes de satélite da Administrao Ocenica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em ingls). O mar desse ms no lembra em as águas geladas que costumam refrescar corpo e mente durante o vero.
Segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mar só costuma temperaturas to elevadas de trs vezes por ms durante a estao. E o responsável pelas águas quentes é do vento. A de uma do inibiu a ressurgncia, um fenmeno que ocorre na regio de e que empurra as águas geladas do fundo para a superfície.
Quando o fenmeno que ocorre na Regio dos Lagos chega , a temperatura média da superfície da água fica em torno de 20 graus Celsius, segundo o Inpe. Nos dias sem ressurgncia, os termmetros no mar chegam a os 27,5 graus Celsius.
- Mesmo sem a ressurgncia, a temperatura da superfície do mar carioca está da média coletada nos últimos 40 anos - destaca Joo Antnio Lorenzzetti, doutor em Oceanografia Física e da Diviso de Sensoriamento Remoto do Inpe.
Para que as águas da ressurgncia, mais geladas, cheguem ao Rio, é vento Nordeste em , ressalta Leonardo Marques da Cruz, do ProOceano.
- Atualmente ele ocorre, . As condies atmosféricas precisam se para que as águas resfriem.
Os surfistas sentiram a diferena na .
- tinha temperaturas to altas do mar no vero - Marcelo Andrade, membro da Associao Brasileira de Surfe (Abrasp). - Tenho surfado em condies parecidas com as do Nordeste.
Além da do refresco que poderia vir de , outros fatores contribuem para que o mar do Rio se parea mais com uma sopa. A de próxima ao , que tem a de chuvas e frentes frias, também deixa as águas calmas. E a de ondas diminui a da de água , mais quente por a solar, com a , que é gelada.
- A sensao térmica na está neste vero - observa Luiz Lima, instrutor de natao no 6, em Copacabana. - Nos outros anos, quando chegávamos perto do mar, era se houvesse um condicionado . , o que sentimos é quente.
Água quente e escura
Outra da ressurgncia é com que as águas cariocas fiquem mais claras, as vistas na Regio dos Lagos. O mar quente, por sua vez, proporciona um ável para a proliferao de algas.
- Por isso as praias esto com uma colorao marrom, ferrugem - constata o ambientalista e velejador Axel Grael.
A e a colorao do mar preocuparam banhistas nesse primeiro ms do ano. O Instituto Estadual do (Inea) analisou amostras da água e informou que ela no apresentava . a horas no mar, o surfista e fotógrafo Fabio Minduim que o padro de cor tem nesse vero.
- Tem dias com , alga e muita , eu também pude fotografar águas transparentes - diz. - Quando o vento sopra de e no tem ressurgncia, o que acontece é que a acaba trazendo água da Baía de Guanabara. As pessoas acham que é esgoto, a gente sente .
Apesar de no se de esgoto em si, é ele que serve de para as algas.
- A que vemos nas praias do Rio vem do esgoto na Baía - ressalta Grael. - As estaes de so eficientes para a orgnica, no para barrar o de nutrientes nitrognio e fósforo.
ocenica também atrapalha
do , outro fator boa do Atlntico também está com os termmetros da média histórica. Trata-se da do Brasil, que nasce nos trópicos, tem temperatura de de 28 graus Celsius e desce o país pela costa.
- Esta pode e as águas das plataformas continentais, o que traz uma quantidade de - alerta Lorenzzetti. - Sua presena no está relacionada com a temperatura da , ela deixa do oceano .
Apesar de sofrerem pouca influncia da ressurgncia, as praias da Zona também tm apresentado águas mais quentes.
- O mar está mais quente e na Barra também, o que no é . para a prática de esportes - reclama Marcelo Cunha, responsável Kitepoint Rio Team Nogueira, na Avenida do Pep.