Border collie é uma raa de ces que no fogem do . Há séculos eles so usados por fazendeiros para observarem o deslocamento de ovelhas. Chaser, no entanto, notabilizou-se no pela , por sua acadmica. Nesta semana, em um por pesquisadores da Wofford College (EUA) na Learning and Motivation, seus donos comprovaram que a mascote, que conhece mais de substantivos, já é craque em sintaxe e semntica.
Chaser, de 9 anos, construiu seu vocabulário com brinquedos, bolas, bonecos e frisbees. Cada um tem suas próprias características a cor, por exemplo e um nome, que vai de leopardo a Papai Noel. A decoreba demorou trs anos, e tornou a to quanto um beb.
Segundo o , Assim as crianas, Chaser tem a conscincia de que as palavras podem se a objetos e de que nomes podem se a objetos únicos ou a categorias de objetos.
Antes da , a atendia a ordens . Seus donos a pediam para, entre centenas de objetos, pegar o leopardo. Ela ento, aventurava-se na de brinquedos até o que recebeu nome.
O , , é mais . Além dos substantivos, Chaser com verbos, advérbios e preposies. Asim, consegue um objeto a outro. Em um , o leopardo e o Papai Noel so colocados em cantos opostos de uma mesma . Os donos pedem: levar leopardo a Papai Noel. Ou, ento, levar Papai Noel a leopardo. Chaser entende que a mudana de palavras em uma significa que seu é outro.
Em 24 testes descritos no , a acertou 18 vezes (75%) as ordens.
Ensinamos ela pode verbos e objetos John Pilley, da e da Wofford College. Com estas aulas de gramática, além dos antigos treinos com vocabulário, ela consegue intuitivamente frases.
De com os pesquisadores, a de Chaser para e tantas palavras é uma clara evidncia do potencial apresentado por alguns animais para a e compreenso da língua humana. O método por Pilley pode ser para ces de outras raas e donos que falem outros idiomas.
Se um cachorro pode aprender uma língua da mesma que os bebs, ento ele conseguiria, com treinamento, língua que é falada em sua avalia Pilley Bianchi, filha de John Pilley. O é o instinto do a um método que torne seu agradável. Na Alemanha, por exemplo, um border collie já aprendeu 200 palavras.
Chaser á com suas aulas de gramática, estruturando novas frases e lidando com substantivos ainda desconhecidos. a cincia, segundo o , ainda precisa definir um básico o que é ser .
Eu dizia para ela: Veja o que estou fazendo. faa voc, explicou Pilley, em um na Time. Exigimos uma compreenso, ou no, de que eu quero que ela copie meu . Fazemos o mesmo com as crianas e muitos animais, pedindo que eles nos imitem. Isso a cincia ainda precisa avanar antes de definir o que significa constituir uma inteligncia, inclusive entre os humanos