Barganhas políticas ameaam metas para conter o aqueci

Barganhas políticas ameaam metas para conter o aqueci

Mensagempor ILeonor » Ter Jul 10, 2018 06:08

Barganhas políticas ameaam metas para o aquecimento global

71171992_An aerial view shows deforested land during Operation Green Wave co.jpg

RIO O programa de reduo do desmatamento já serviu de exemplo para o , a crise política instalada em Brasí nos últimos anos coloca os ganhos ambientais em e ameaa outros setores da economia , alerta nesta segunda-feira na Nature Climate Change. Em de político, dizem os pesquisadores, o está sinalizando aos donos de terras para aumentarem o desflorestamento, com a aprovao de medidas que reduzem as exigncias para o licenciamento ambiental e suspendem a demarcao de terras indígenas, por exemplo. E para as emisses de gases-estufa provocadas pela de florestal, os custos para o país acordos internacionais sero multiplicados.

o desmatamento é a mais barata de as emisses, sem os ganhos ambientais ressalta André Lucena, do Programa de Planejamento Energética da Coppe/UFRJ e coautor do . O Brasil tem uma meta de reduo das emisses de gases-estufa. Se o desmatamento , outros setores da economia tero que com esforos de reduo e mais custosos.

Leia também:

Em apenas um ano, planeta perde uma Itália em áreas verdes

Cidades tm papel decisivo na reduo de emisses de gases que causam aquecimento global

Aquecimento global pode superar 1,5 grau Celsius por volta de 2040, alerta relatório

O Brasil, sétimo maior emissor de gases do efeito estufa, conseguiu as emisses em 54% entre 2005 e 2012, sobretudo pela reduo em 78% no desmatamento. A aprovao do Código Florestal, em 2012, foi o primeiro baque exitosa política ambiental: o ano seguinte já registrou um na área desmatada. Com a ascenso de Michel , em maio de 2016, a presidncia do Brasil aprofundou esta tentando desconstruir várias políticas ambientais -sucedidas.

ateno, destaca Lucena, o peso da bancada ruralista, que controla de 40% das cadeiras no Congresso, apesar de 80% da populao em centros urbanos. E com essa fora, deputados e senadores ligados ao agronegócio conseguem pressionar por medidas que priorizem a produo, muitas vezes, em de políticas ambientais.

info - emisso co2 1990-2016

Os ganhos do desmatamento so concentrados na mo de poucos. Isso no faz para o país, no ambiental, da da biodiversidade e das emisses de gases-estufa, a outros setores da economia aponta o . A indústria, o setor de , o de ... Eles deveriam ser contra a agenda ruralista, porque no ganham com isso e tero que do desmatamento.

O A ameaa de barganha política para a mitigao climática no Brasil, asinado por pesquisadores da Coppe/UFRJ, UFMG e UNB, afirma que para a acusaes de corrupo, o presidente props projetos legislativos e asinou medidas provisórias e decretos que reduzirem as exigncias para o licenciamento ambiental, suspendeu a ratificao de terras indígenas, o das áreas protegidas na Amaznia e facilitou que grileiros obtenham títulos de terras ilegalmente desmatadas na tropical.

A análise da governana ambiental no Brasil a uma crise política pode o do desmatamento e as emisses de carbono no país, dizem os pesquisadores. O controle do desmatamento é de foras advindas de arranjos institucionais, o da e o envio de que, direta ou indiretamente, incentivam os agentes econmicos a se devem ou no desmatar ilegalmente.

71172112_Burning forest is seen during Operation Green Wave conducted by age.jpg

Cenários de governana

Com isso em mente, foram traados trs cenários de governana: , baixa e intermediária. Com a governana , equivalente aplicada entre 2005 e 2012, o é de o desmatamento e, consequentemente, as emisses de gases-estufa. Na governana intermediária, no período atual, com manuteno das políticas de controle, claros de ao desmatamento, o desmatamento continua aumentando, num no . No cenário de governana baixa, pré-2005, o desmatamento cresce de descontrolada.

No cenário mais otimista, a gente no teria para a nossa para o aquecimento global de 2 graus Celsius, o de Paris. No cenário intermediário, que a gente considera o mais provável, o desmatamento gasta praticamente todo o oramento de carbono e outros setores teriam que , com custos mais altos explica Roberto Schaeffer, da Coppe/UFRJ e um dos autores do . No cenário de governana fraca, só o desmatamento gastaria todo o oramento de carbono do Brasil, e outros países teriam que para as nossas emisses.

info-desmatamento

O cenário de governana fraca para 2025 perdas anuais de 27 km e 18 km de matas na Amaznia e no , respectivamente, com emisses de gases-estufa escalando para 23,1 gigatoneladas de CO2 acumuladas entre 2010 para 2030. No cenário de governana intermediária, o desmatamento em 2030 alcana 17 km e 15 km na Amaznia e no , respectivamente, com emisses acumuladas de 16,3 gigatoneladas de CO2 entre 2010 e 2030. Neste cenário, sobraria para todos os outros setores econmicos 7,7 gigatoneladas de CO2 do oramento para o aquecimento global de 2 graus Celsius.

Os modelos estimam que os custos para a reduo das emisses de gases-estufa praticamente dobram no cenário de governana intermediária, em relao governana . Na governana fraca, os custos seriam trs vezes . E os cenários de governana fraca e intermediária contam com tecnologias que ainda no esto maduras para a aplicao , sistemas de sequestro e armazenamento de carbono, enquanto na governana a aplicao da .

Por de uma política do século XIX, o obriga setores da economia a investirem em tecnologias do século XXI critica Schaeffer.

Em nota, o Ministério do afirmou que as decises tomadas foram decisivas para o desmatamento dos principais biomas do país e as áreas de proteo ambiental. " , o Brasil foi o país que obteve maior reduo de emisses de gases de efeito estufa 2004".

Ainda de com a pasta, o desmatamento da Amaznia caiu 75% em 2017 em relao a 2004. No , a no ano foi de 43% em relao a 2015. Na Atlntica, a reduo foi de 57% entre 2016 e 2017.

O Cadastro Ambiental , por sua vez, com mais de 5,1 milhes de propriedades rurais cadastradas, cuja área total mais de 420 milhes de hectares é maior do que todo o território da Unio Europeia.

ILeonor
 
Status: Offline
Mensagens: 135
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 04:33

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
Política de Privacidade