Avano do desmatamento pode levar o tigre de Sumatra extino

Avano do desmatamento pode levar o tigre de Sumatra extino

Mensagempor gjoão » Qui Dez 07, 2017 12:26

157595_web.jpg

JACARTA Uma expedio de pesquisas rastreou tigres nas florestas de Sumatra, na Indonésia, ao de um ano e descobriu que a espécie está lutando para sobreviver com populaes de baixa densidade, aumentando o de possível extino do predador. Nas ilhas vizinhas de Java, Bali e Cingapura, o desapareceu no século devido caa, e pesquisadores e ativistas lutam para que a subespécie de Sumatra no tenha o mesmo .

Os esforos esto dando resultados. A densidade de tigres aumentou ao das últimas duas décadas, as áreas preservadas onde os animais se concentram esto desaparecendo e se tornando cada vez mais fragmentadas. As florestas que mantém os tigres perderam 17% de suas áreas entre 2000 e 2012, apagando nas chances de sobrevivncia da espécie, alertaram os pesquisadores em nesta semana na Nature Communications.

A de habitats-chave está provocando desafios de conservao para Sumatra, e em para esta espécie criticamente ameaada comentou Matthew Luskin, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, na Universidade Tecnológica Nanyang, em Cingapura.

Obter informaes um predador e no é fácil, em florestas. Os pesquisadores passaram um ano caminhando em áreas remotas de Sumatra, instalando cmeras acionadas por movimentos. Os tigres so identificados por padres únicos de suas listras, que permitiram a movimentao dos animais.

Com os dados coletados, os pesquisadores estimaram que um tigre de Sumatra ocupa território de aproximadamente 400 quilmetros quadrados, maior que a área ocupada por outras subespécies, o tigre de Bengala. Isso significa que o tigre de Sumatra precisa de parques para sobreviver.

157426_web.jpg

Nas áreas intocadas, a densidade de tigres é 47% maior que em florestas degradadas. Entre 1990 e 2010, Sumatra perdeu 37% de suas florestas preservadas. , as populaes de tigres ficaram fragmentadas. Os dados da indicam que restam dois habitats com dimenses suficientes para mais de 30 fmeas em idade reprodutiva.

As estimativas indicam que existem entre 328 e 908 tigres na . Os números so mais otimistas que os da Unio Internacional para a Conservao da , que o número de animais entre 441 e 679.

A eroso de grandes áreas selvagens empurra o tigre de Sumatra um mais perto da extino alertou Luskin.

Segundo Mathias Tobler, do Zoológico de San Diego e coautor da , as áreas restantes de primária é absolutamente crítico para que os tigres possam em Sumatra. Os cientistas destacam a importncia do Gunung Leuser, no da , onde diversas organizaes internacionais atuam para a caa e o desmatamento.

O reflorestamento em larga é improvável disse Tobler. Se nós vamos os tigres de Sumara, o para é .

gjoão
 
Status: Offline
Mensagens: 165
Registrado em: Qua Abr 13, 2011 04:18

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
Política de Privacidade