Nasa faz hoje teste de nave com que pretende enviar astronau

Nasa faz hoje teste de nave com que pretende enviar astronau

Mensagempor TJulio » Qui Dez 04, 2014 03:52

Nasa faz hoje teste de nave com que pretende enviar astronautas a Marte

RIO - Esta semana será agitada para agncias espaciais ao do . Ontem, de vários adiamentos devido ao , a japonesa Jaxa lanou a sonda Hayabusa-2 para uma de seis anos a de o asteroide 1999 JU3 e trazer Terra amostras dessa rocha espacial de quase um quilmetro de dimetro em 2020. Já hoje, a americana Nasa pretende o primeiro voo de teste, no tripulado, de sua cápsula rion, com a qual planeja enviar astronautas para um asteroide por uma nave robótica e trazido órbita da Lua na década de 2020 e para Marte em meados dos anos 2030.

No sábado, por sua vez, a mesma Nasa vai despertar sua sonda New Horizons, lanada em 2006 e posta em hibernao em 2007, enquanto se dirige para a primeira visita de um equipamento do ao hoje -ano Pluto, semelhana do que a Agncia Espacial Europeia (ESA) recentemente fez com a dupla Rosetta-Philae na misso ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. , na de domingo, China e Brasil planejam o satélite de observao da Terra CBERS-4, o quinto e último do atual de cooperao entre os dois países, quase um ano da de seu , CBERS-3, devido a uma no foguete chins Longa -4B.

primeira , a rion, construída pela gigante da indústria da americana Lockheed Martin, se parece com os módulos do programa Apollo que levaram astronautas Lua entre o da década de 1960 e o início dos anos 1970, numa nostalgia dos tempos em que a Nasa (sem meios próprios para enviar astronautas até para a baixa órbita da Terra a aposentadoria de seus nibus espaciais em 2011) liderava a explorao humana do espao. a nave é mais avanada que suas antecessoras, incorporando os diversos desenvolvimentos tecnológicos e conhecimentos obtidos riscos e necesidades das viagens espaciais tripuladas nos últimos 40 anos. Ainda assim, após extensos e rigorosos testes em terra, o voo de hoje será para seu desempenho em condies mais próximas das que á que quando eventualmente levar astronautas para o asteroide quanto para Marte, identificando possíveis falhas e fraquezas.

A de da rion, a Nasa apelidou o voo, está prevista para comear s 12h05m no horário de Brasí, quando á do Espacial Kennedy, na Flórida, no topo de um foguete Delta IV Heavy, da empresa United Launch Alliance (ULA). Em de 17 minutos, o foguete á a nave em uma órbita elíptica que vai entre 185 e 888 quilmetros de altitude. Nesse período sero testados equipamentos críticos, o para lanamentos e, , uma futura tripulao em de um acidente ou em tal do voo. Também passaro por análises as estruturas que ajudam a e os módulos de habitao e servio da rion.

hora da explorao humana de Marte

Quase duas horas do lanamento, após uma em torno do , o segundo estágio do Delta IV será novamente acionado para levar a rion a uma órbita mais elevada, em que vai altitude máxima de 5,8 quilmetros, a maior atingida por uma nave desenhada para carregar humanos a última misso Apollo, em 1972, e 15 vezes da Estao Espacial Internacional (ISS). No , a nave vai uma regio de radiao no espao próxima Terra, o Cinturo de Van Allen , colocando sua blindagem. Sem tripulantes neste primeiro teste, a rion foi carregada com quase 1,2 sensores que vo monitorar diversos equipamentos e vários parmetros do em seu durante o voo.

Após altitude máxima, a nave comeará ento a longa trajetória de Terra, cruzando novamente o Cinturo de Van Allen, em uma hora e meia. Antes da reentrada na atmosfera do , a cápsula vai se do segundo estágio do Delta IV e do módulo de servio. Sua na descida será de pouco menos de 32 km/h, em minutos o atrito com o vai reduzi-la para de 480 km/h, enquanto eleva a temperatura de seu escudo térmico a até 2,2 graus Celsius, em outro teste para sua . Neste , a uma altitude aproximada de 6,7 metros, os dois primeiros dos seus oito paraquedas sero abertos, numa sucesso que á ainda mais sua para menos de 27 km/h quando no Oceano Pacífico, de quilmetros a da costa da Califórnia.

Queremos aprender o máximo possível antes que a rion astronautas para um asteroide e, , para uma a Marte, escreveu Charles Bolden, - da Nasa, em ontem no site da rede CNN. O aprendeu o de décadas de explorao com veículos robs e sondas orbitais, chegou a hora da explorao humana, e pretendemos o . O voo de teste da rion é o primeiro . que a Nasa enviou humanos para a Lua ao traar objetivos que pareciam além do nosso alcance. Com o nosso programa a Marte, a Nasa mais uma vez está no de fico científica em cincia de .

Para ao asteroide e a Marte com a rion, no entanto, a Nasa ainda precisa o de seu foguete lanador de . Batizado SLS (sigla em ingls para Space Launch System, ou de lanador espacial, em traduo ), ele será o maior foguete já construído pela Humanidade. Na sua configurao mais poderosa, ele á de 111 metros de , o equivalente a um prédio de quase 30 andares, e á erguer para o espao uma de de 130 toneladas, superando os Saturn V que levaram as naves do programa Apollo Lua. A previso da agncia americana é o primeiro voo de teste do SLS com uma cápsula rion até novembro de 2018.

TJulio
 
Status: Offline
Mensagens: 79
Registrado em: Dom Abr 17, 2011 08:02

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron
Política de Privacidade