RIO - Há aproximadamente 13,8 bilhes de anos, uma gigantesca exploso, apelidada Big Bang, deu ao e a tudo que existe hoje. Só de 380 anos , porém, a temperatura do Cosmo caiu o suficiente para que os prótons e elétrons comeassem a se , formando átomos de hidrognio. Comeava ento a chamada idade das do , em que foi ocupado por enormes e opacas nuvens de hidrognio molecular. período de escurido durou os 400 milhes de anos seguintes, até que as primeiras geraes de estrelas e galáxias comearam a , lanando ao espao poderosas emisses de radiao ultravioleta que foraram a separao dos prótons e elétrons destes átomos de hidrognio, em um reionizao, que descortinou estas primeiras luzes do e levou mais 550 milhes de anos para ser .
, apesar desta estruturada cronologia, a as primeiras estrelas e galáxias conseguiram e liberar radiao suficiente para reionizar praticamente todas as nuvens de gás de hidrognio molecular no espao intergaláctico permanece um mistério para os cientistas. , porém, uma equipe internacional de astrnomos, que contou com a participao de um do Obervatório , no Rio, encontrou em uma galáxia relativamente próxima da Láctea uma de isso pode .
Com a do Hubble
Com em observaes feitas com um a bordo do telescó espacial Hubble, eles mostraram que a , e ativa galáxia J0921+4509, similar s que se acreditam terem habitado o , localizada 2,9 bilhes de anos- de distncia da Terra, está emitindo radiao suficiente para o espao intergaláctico para o de reionizao.
Embora as galáxias de hoje produzam desta radiao, ela quase escapa para o espao intergaláctico, já que acaba sendo absorvida pelas nuvens de hidrognio molecular delas próprias explica Roderik Overzier, do Obervatório e coautor do a , na edio desta semana da prestigiada Science. E é impossível o que aconteceu em uma época to antiga do com a da reionizao, nosso truque foi galáxias mais próximas que fossem parecidas com as que se acredita terem existido neste .
Segundo os astrnomos, a J0921+4509 tem uma de formao de novas estrelas 10 vezes maior do que a da Láctea, estes jovens e brilhantes astros conseguiram buracos nas nuvens de hidrognio molecular da galáxia de que sua radiao ultravioleta de pudesse para o espao intergaláctico.
Isso tinha sido antes destaca Overzier. Essa demonstra pela primeira vez o de reionizao do pode .