Inventores das lmpadas LED azuis ficam com o Nobel de F&iacu

Inventores das lmpadas LED azuis ficam com o Nobel de F&iacu

Mensagempor BDomitila » Qua Out 08, 2014 10:31

Inventores das lmpadas LED azuis ficam com o Nobel de Física de 2014

RIO A inveno de lmpadas LED azuis deu a um trio de cientistas de japonesa o Nobel de Física deste ano. O de Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura permitiu a iluminamos o , com mais economia de e . Eles vo um prmio de 8 milhes de coroas suecas ( de US$ 1,1 milho)

No espí de Alfred Nobel, o prmio uma inveno com benefício para a Humanidade, destacou a de Cincias da Suécia em a .

Embora já existissem lmpadas LED (sigla em ingls para diodos emissores de ) vermelhas e verdes há , foi só com a das azuis que se tornou possível lmpadas de branca com a tecnologia. A criao dos LEDs azuis desafiou os cientistas durante mais de 30 anos e o trio teve sucesso onde todos os outros falharam, diz o texto da sueca.

Os cientistas produziram os primeiros fachos de azul com semicondutores no início dos anos 1990. Ento, Akasaki trabalhava com Amano na Universidade de Nagoia, enquanto Nakamura era funcionário de uma empresa japonesa, Nichia Chemicals.

Com sua inveno, foi possível comear a lmpadas LED que emitem uma branca de e eficincia energética e continuam a ser melhoradas, com um fluxo maior (medido em lumens) por unidade de consumida ( em watts). O recorde mais destas lmpadas é de pouco mais de 300 lumens por watt (lm/W), contra 16 lm/W das lmpadas incandescentes comuns e quase 70 lm/W das fluorescentes.

As lmpadas incandescentes iluminaram o século XX e o século XXI será pelas lmpadas LED, continua o . de um do consumo mundial de eletricidade é usado na iluminao, os LEDs contribuem para os recursos da Terra. O consumo de também é , já que os LEDs duram por até 100 horas, comparados com horas das lmpadas incandescentes e 10 horas das fluorescentes.

Ainda de com a sueca, as lmpadas LED também trazem a de melhorar a de de mais de 1,5 bilho de pessoas em todo que no tm s redes de , já que seu consumo de eletricidade permite que sejam alimentadas por painéis e baterias solares.

A inveno do LED azul tem 20 anos de idade, ela já contribuiu para a criao de branca de uma totalmente que beneficia a todos nós, conclui o .

BDomitila
 
Status: Offline
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 04:49

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron
Política de Privacidade