Duas tempestades solares consideradas gmeas chegaro Terra quase simultaneamente entre esta e o desta sexta-feira (12). Por das fortes cargas magnéticas, cientistas alertam que elas podero de GPS, comunicaes por rádio e outras formas de transmisses.
Veja Também
Individualmente, as tempestades, conhecidas ejees de coronal (CME), no causariam grandes distúrbios na Terra. No entanto, a de duas CMEs em um espao de levou técnicos do de Previso Ocenica e Atmosférica Espacial a emitirem o alerta.
De com os especialistas, o primeiro CME foi disparado em uma regio solar carregada magneticamente na noite de segunda-feira. Menos de 48 horas , foi a vez da irm gmea. O sol está no pico de seu ciclo de 11 anos, embora o nível total de atividade seja menor do que num máximo solar típico.
Tempestades as duas CME a da Terra ocorrem geralmente de 100 a 200 vezes durante um ciclo solar.
Veja imagens das atividades solares captadas pela Nasa.
Altamente carregadas, as partículas solares podem o magnético da Terra e algumas comunicaes de rádio e os de GPS. Tempestades do já afetaram redes elétricas.
Por outro lado, as tempestades também podem desencadear belas auroras ao latitudes do partículas solares eletricamente carregadas atingem a atmosfera.