RIO - Em menos de oito meses, os habitantes da Terra já usaram todos os recursos naturais do disponíveis para o ano. Segundo cálculo pela Global Footprint Network, uma organizao internacional pela sustentabilidade em parceria com a Rede WWF, nesta tera-feira o Azul entra no . Até o final do ano, a populao mundial á em déficit ecológico, já que á as reservas e á ainda mais a quantidade de CO na atmosfera.
Veja Também
- Condies físicas e mentais de urso polar em zoo argy preocupam protetores dos animais
- Pesticidas que matam insetos também esto diminuindo a populao de aves, alerta estudo
- Elefante chora ao ser resgatado após 50 anos de abuso, na ndia
- Indonésia ultrapassa Brasil em perdas florestais
- Tigre e panda perdem aliados na luta pela conservao
Esta tera-feira é mercada dia da Sobrecarga da Terra (em ingls, Overshoot Day). 2000, a data surge cada vez mais cedo: de 1 de outubro em 2000 a 19 de agosto em 2014.
Segundo a entidade, 85% da populao mundial vive em países que demandam mais da do que os seus ecosistemas podem . De com os cálculos da GFN, seriam necessários 1,5 para os recursos ecológicos necessários para suportar a atual ecológica mundial.
A organizao também garante que projees a populao, o de e a produo de sugerem que a humanidade vai da biocapacidade de trs planetas antes da metade do século. E isso pode ser fisicamente impossível.
- O dos recursos naturais da da Terra está se tornando um dos principais desafios do século XXI. um problema ecológico quanto econmico. Países com déficits de recursos e baixa so ainda mais vulneráveis - afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. - Até mesmo países de per capita , que tem a financeira de se bloquearem dos impactos mais diretos da dependncia de recursos, precisam que uma soluo a prazo precisa abordar essas dependncias antes que se transforme numa situao de crise econmica
BRASIL
No do Brasil, o consumo médio de recursos ecológicos equivale a 1,6 próximo média mundial. Mesmo assim, o país está consumindo de 50% da anual do .
Para , a CEO do WWF-Brasil, Maria Cecilia Wey de Brito, que , público e empresas precisam se no de reduo dos impactos.
- O cidado pode a sua adotando uma postura crítica e melhorando os seus hábitos de consumo. O público, por sua vez, é responsável por planejar e implementar políticas públicas de mitigao, público menos poluente, instalao de ciclovias e planejamento ambiental. Na outra , as empresas tm o papel de melhorar suas cadeias produtivas e aos consumidores produtos mais sustentáveis - explica.