RIO - Uma iraniana que sonhava ser escritora quando criana é a primeira a a Fields, considerada o Prmio Nobel da matemática. Maryam Mirzakhani, de 37 anos, hoje é professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e dedica seus estudos a superfícies hiperbólicas, sistemas dinmicos e espaos de módulos. No entanto, na infncia, se debruava livros de e imaginava que se tornaria autora de obras do gnero na adulta.
O de Maryam pelos números se manifestou já no médio. de o em entre o Ir e o Iraque, a foi aceita em uma para meninas administrada pela Organizao Iraniana para de Talentos Excepcionais, em Teer. Na adolescncia, comeou a participar de olimpíadas de matemáticas e medalhas de ouro.
Veja Também
A de olhos azuis e cabelos curtos completou licenciatura em matemática na Universidade de Sharif e fez pós-graduao em Harvard. Descrita por colegas , ela é apontada também uma . Quando recebeu uma anunciando que seria premiada com a Fields ela teria que era de um e-mail hackeado. Em seu , em entrevista de 2008, gosta de com o e a famí, além de e exercícios.
Em entrevista on-line Quanta Magazine, Maryam afirmou que aposta no do número de mulheres ganhadoras do prmio:
- Há realmente muitas grandes matemáticas mulheres fazendo grandes coisas.
TAMBM ESTÁ ENTRE GANHADORES
A Fields será entregue no Congresso Internacional de Matemáticos nesta tera-feira, quarta de manh em Seul. Além de Maryam, o brasileiro Artur Avila, o canadense Manjul Bhargava e o austríaco Martin Hairer recebem a honraria. Bhargava tem indiana e é um de e música. Ele dá aulas na Universidade de Princeton e tem estudos relacionados dos números. de uma professora, quando criana, ele costumava quando desafiado a resolver problemas matemáticos. Já Hairer trabalha no de análise estocástica e é da Universidade de Warwick. Matemáticos que já trabalharam com ele dizem se com a e com que conduz seus .