Estudo revela detalhes sobre a formao do Sol

Estudo revela detalhes sobre a formao do Sol

Mensagempor bigqi » Sex Ago 08, 2014 02:39

RIO - Asim todas as estrelas, o Sol nasceu do colapso gravitacional de de uma gigantesca, densa e gelada nuvem molecular de gás e poeira. E embora sua idade, de 4,6 bilhes de anos, possa ser deduzida de análises das primeiras rochas formadas no Solar, obtidas de meteoritos, estas fornecem dados discrepantes a cronologia da gnese de nossa estrela. , porém, na edio desta semana da Science revela que o que deu ao Sol e seus planetas se separou do da nuvem molecular que foi seu berário na Láctea por de 30 milhes de anos antes de nossa estrela .

Para a esta concluso, Maria Lugaro e Alexander Heger, pesquisadores da Universidade Monash, na Austrá, focaram na abundncia relativa de isótopos radioativos de dois elementos iodo-129 e háfnio-182 encontrados nos meteoritos e cuja inconsistncia dificultava quando teria se , , essa separao.

Considerando que os planetas terrestres levaram menos de 100 milhes de anos para se formarem, período de incubao parece surpreendentemente pondera Martin Bizzarro, da Universidade de Copenhague, em comentário do , também na Science.

Criados nas forjas nucleares de alguns dos mais poderosos fenmenos astrofísicos, o iodo-129 e háfnio-182 tm, no entanto, diferentes processos de fabricao, o que permitiu a Lugaro e Heger calcularem quando eles e outros elementos foram introduzidos pela última vez na de da nuvem molecular que deu ao Solar, e asim determinarem o em que ela comeou a entrar em colapso e se separou do .

Lugaro e Heger revelaram que o háfnio-182 pode ser produzido por um reaes lentas de de nutrons, da evoluo de estrelas o Sol, quanto pelas chamadas reaes rápidas de de nutrons, deflagradas pelas imensas exploses de supernovas que marcam o da de estrelas mais macias que a nossa. Já o iodo-129 só seria resultante deste último de reao, numa mudana de paradigma que possibilitou a discrepncia nas suas abundncias relativas no Solar.

Segundo os pesquisadores, estas diferentes origens dos dois isótopos no o Sol e os planetas nasceram refletem dois momentos distintos da evoluo da nuvem molecular. Nesta viso, a atual abundncia de iodo-129 no Solar é de um último fenmeno de as reaes rápidas de de nutrons que espalhou o elemento nela de 100 milhes de anos antes de o Sol . Já o háfnio-182 teria sido pela última vez na 30 milhes de anos antes de nossa estrela comear a .

Usando núcleos radioativos pesados encontrados em meteoritos para cronometrar estas adies finais, temos pela primeira vez um entendimento mais a pré-história do Solar acredita Lugaro. , podemos com confiana que o último 1% do ouro, da prata e da platina foram adicionados ao do Solar de 100 milhes de anos antes de o Sol . Já o último 1% do chumbo e outros elementos de terras raras, aqueles usados para telefones celulares, foi mais tarde, no máximo 30 milhes de anos antes do do Sol.

De com os pesquisadores, só desta última adio é que o do Solar entrou em seu período de incubao, no qual o o Sol e outras estrelas se formaram no berário da nuvem molecular.

Isso nos oferece a chance de o de do berário onde o Sol nasceu, o quo ele era e quantas estrelas nasceram juntas nele conclui Lugaro.

bigqi
 
Status: Online
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Abr 08, 2011 04:00

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron
Política de Privacidade