RIO - Um japons em um escndalo de em pesquisas com células-tronco foi encontrado nesta quarta-feira em seu laboratório, levantando suspeitas de suicídio. O corpo de Yoshiki Sasai, 52 anos, foi encontrado por seguranas do prestigiado Riken de Biologia do , em Kobe, do Japo.
Veja Também
No comeo do ano, Sasai foi inocentado de uma investigao em dois publicados da "Nature" células-tronco. No entanto, mesmo sem , o acabou no acadmico.
Ele havia que as células-tronco poderiam ser produzidas células adultas normais, mergulhando-as em ácido por um período de de 30 minutos. Estas células "STAP" (aquisio disparada por estímulos de pluripotncia) foi anunciada uma , para a biologia quanto para a medicina.
os resultados de Sasai no conseguiram ser replicados por outros cientistas, espalhando ceticismo entre acadmicos e até alegaes de . O foi próprio laboratório de Sasai, e a publicao foi retirada pela "Nature" em julho, em a preocupaes de que alguns dos resultados tivessem sido fabricados.
Diferentemente de Sasai, uma dos coautores do , Haruko Obokata, foi considerada culpada de imprópria. No entanto, mesmo inocentado, o declarou a jornais que estava "profundamente envergonhado" com os acontecimentos.