RIO - Quase dois séculos de ser , no do Brasil, a patativa-verdadeira (Sporophila plumbea) ganha uma parente. Pesquisadores da PUC-RS descobriram a patativa-tropeira (Sporophila beltoni), que era confundida com a outra espécie.
A patativa-tropeira é maior do que a verdadeira (que tem de 10 centímetros de comprimento) destaca Márcio Repenning, bió e do Laboratório de Ornitologia do Museu de Cincias da PUC-RS, um dos responsáveis pela análise da tropeira, iniciada há oito anos. A cor do , o e a plumagem também so diversificados.
Veja Também
A maior diferena, no entanto, é o habitat. A patativa-verdadeira é uma espécie típica do . A tropeira, por sua vez, passa o período de reproduo, de novembro a maro, nos campos de altitude associados a florestas com araucárias no do país. No inverno, com o e a reduo na disponibilidade de , as sementes e pequenas aranhas e cupins, a ave migra para o .
Enquanto a patativa-verdadeira é numerosa, a espécie já na das ameaadas de extino. O principal motivo é a presso urbana a área em que se reproduz. Com o avano de culturas agrícolas, o barramento de rios para gerao de e o plantio de espécies exóticas, 3% da original das florestas com araucárias esto preservados.
A tropeira precisa de áreas específicas para se , que invariavelmente esto próximas a matas ciliares dos campos com araucárias ressalta Repennin. Por isso é necessário esse ecossistema to ameaado.
De com técnicas de geoprocessamento, o bió que existem 4,5 casais de patativas-tropeiras na , um número . Ele a criao de unidades de conservao nas áreas habitadas pela ave.
O , com da Fundao Boticário, foi na The Auk American Ornithologists Union.