RIO - Os cientistas acreditaram que as habilidades cognitivas dos seres humanos estariam relacionadas quantidade de neurnios as células nervosas do cérebro. Com mais unidades de processamento de informao, digamos asim, seria fácil a inteligncia do . no é por aí.
Um acaba de que os elefantes, com suas cabeorras, tm o cérebro trs vezes maior do que o nosso e, além disso, o triplo do número de neurnios. , por mais que sejam e por melhor que seja sua memória, no tem suas habilidades cognitivas s do . Qual seria a explicao?
- Queríamos nossa hipótese de que um número () de neurnios é um fator limitante cognio, no qual o cérebro do elefante, trs vezes maior do que o nosso, deveria ainda asim menos neurnios do que o cérebro - explicou a neurocientista Suzana Herculano Houzel, da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).
Coordenados por Suzana, um de cientistas revelou, em ontem na Frontiers of neuroanatomy, no entanto, que isso no é . O cérebro do elefante está de ser um oceano pouco habitado. contrário.
os especialistas descobriram que 98% as células nervosas dos elefantes se concentram no cerebelo e no no córtex, ocorre no . De com o , enquanto nós temos, em média, 16 bilhes de neurnios na frontal do cérebro, os elefantes tm 5,6 bilhes. Ou seja, e quantidade no importam, a localizao é tudo.
- Essa embasa a hipótese de que o número total de neurnios no córtex ( no no cérebro um todo) está relacionado com as habilidades cognitivas superiores dos homens, comparados a elefantes e outros mamíferos de cérebro - explica a neurocientista. - Ou seja, o número de unidades de processamento de informao nesta área é maior.
Suzana frisa, no entanto, que o no tem de em relao aos outros mamíferos.
- O que acontece é que o cérebro dos primatas é estruturado de uma da dos mamíferos. Regras que valem para primatas, no valem para mamíferos - disse. - Os primatas tm um córtex mais econmico, digamos, com mais neurnios concentrados em menos espao.
Em anterior, o de Suzana já havia o que diferencia o cérebro do de outros primatas. A é que, ao comear a cozidos, o passou a uma quantidade maior de calorias, podendo, assim, um número maior de neurnios.
Explicando melhor: superamos uma limitao metabólica com uma mudana drástica em nossa para podermos um cérebro mais populado e, consequentemente, mais habilidades cognitivas que os animais.
O cerebelo e a
O acabou revelando outra curiosidade os elefantes. A concentrao de neurnios no cerebelo apresentada por eles é incomum, mesmo em comparao a outros mamíferos grandes. Segundo explica Suzana, geralmente a proporo é de quatro neurnios no cerebelo para cada um fora dele. no dos elefantes é de 50 para um. Isso, , despertou a curiosidade dos cientistas: por que tantos neurnios no cerebelo?
- Acreditamos que essa concentrao tem a com a informao sensorial que o cerebelo do recebe - explica Suzana. - Os elefantes se comunicam por infrassons emitidos pela , e isso seria processado no cerebelo. Além disso, esses neurnios seriam responsáveis também funcionamento da , uma de mais de quilos de músculo coberta de terminaes sensoriais. Achamos que o cerebelo tem o controle sensorial da .
O de Suzana pretende o cérebro das baleias. Se tudo o , os cientistas devem parecido: que, apesar do seu gigantesco córtex frontal, a concentrao de neurnios é diferenciada. Ou ento, eles podem ( uma ) que os cetáceos tm habilidades superiores s dos homens.