Um resposta para o paradoxo da Antártica

Um resposta para o paradoxo da Antártica

Mensagempor DBruna » Qui Jan 23, 2014 09:24

RIO - Nos últimos anos, uma série de estudos indicou que as regies polares do so as que mais esto sofrendo com o aquecimento global. enquanto o Ártico dá claros disso, com sucessivas quedas na área de do gelo ocenico nos veres no Hemisfério , do outro lado da Terra eles so contraditórios: na Península Antártica e nos mares próximos (Amundsen, Bellingshausen e Weddell), no Noroeste do continente, a do gelo tem caído, no Mar de Ross, a , ela vem crescendo, o que faz com que, em média, esta tenha se e até levemente nas últimas décadas. , porém, os cientistas podem encontrado uma explicao para paradoxo da Antártica, e a responsável seria a oscilao na temperatura de superfície da água do Oceano Atlntico.

Influncia tinha sido negligenciada

Há os cientistas já sabem que o clima na Antártica é influenciado pelas variaes na temperatura do Pacífico, notadamente por fenmenos de menor durao, o El Niño e a La Niña, respectivamente, o aquecimento e das águas do oceano. Até , no entanto, a influncia das oscilaes de temperatura do Atlntico e Tropical, de mais longa durao, tinha sido negligenciada. E foi para preencher esta que Xichen Li e colegas da Universidade de York analisaram mais de trs décadas de dados da temperatura de superfície do Atlntico e sua relao com o clima no continente .

Nossas descobertas revelam uma anteriormente desconhecida, e , fora por trás das mudanas climáticas que esto acontecendo nas profundezas do Hemisfério : o Oceano Atlntico diz Li, principal de o , na edio desta semana da Nature. Além disso, nosso oferece mais uma confirmao de que o aquecimento em uma regio pode efeitos de alcance em outra regio.

Segundo os pesquisadores da Universidade de York, o aquecimento gradual da água do oceano, expresso pela chamada Oscilao Multidecadal do Atlntico (, na sigla em ingls), está levando as mudanas climáticas para a Antártica. No , eles afirmam encontrado fortes correlaes ente a e o clima no continente . Entre os achados, por exemplo, está o de que o aquecimento das águas do Atlntico costuma ser precedido por uma redistribuio da de gelo entre o Mar de Ross e o trio Amundsen-Bellingshausen-Weddell e por alteraes na presso atmosférica o Mar de Amundsen.

Modelos computacionais de última gerao

para o Atlntico responsável paradoxo da Antártica os pesquisadores tiveram que ir além, já que uma correlao significa que dois fenmenos parecem em , no fornecendo uma explicao do que os estaria causando. Para , eles uniram os dados observacionais com modelos computacionais da circulao atmosférica global. Com isso, eles puderam um aquecimento do Atlntico que foi , esperado, por uma mudana no clima da Antártica.

Embora nossa análise dos dados tenha mostrado a correlao, foi o de modelos de computador de última gerao que nos permitiu que era o aquecimento do Atlntico que estava provocando as mudanas climáticas na Antártica, e no vice-versa David Holland, da Universidade de York e coautor do na Nature. A deste , estamos aprendendo o gelo ocenico da Antártica se redistribui e também descobrindo que os mecanismos que controlam a de gelo na Antártica so completamente distintos daqueles no Ártico.

DBruna
 
Status: Offline
Mensagens: 95
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 03:51

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron
Política de Privacidade