Bruxelas - Novos fósseis encontrados na Bélgica lanam as origens dos carnívoros. A aponta para uma das mais primitivas espécies deste : o Dormaalocyon latouri teria vivido há 55 milhes de anos e seria o de ursos, lees, tigres, além de ces e gatos. Com , , orelhas empinadas e patas com garras, ele viveria em árvores no início do período Eoceno, quando mamíferos comeam a se em e .
A espécie, na , já era conhecida por cientistas e tinha sido encontrada na belga de Dormaal, que, por , é a referncia utilizada em seu nome. , novos exemplares permitem uma caracterizao melhor do .
O inclui mais de 250 dentes, que permitem a descrio de toda dentária do Dormaalocyon, enquanto que achados anteriores se limitavam aos molares superiores. Neste , além disso, foram encontrados até dentes decíduos, ou dentes de leite. A dentio bastante primitiva foi um dos que apontaram para a do dos chamados carnivoraformes, os mamíferos placentários que se adaptaram carnívora. E que eles teriam se originado na Europa.
- é para o de espécies nos registros fósseis. Por exemplo, isso vai , no , que faamos com espécies, já que temos as diferenas morfológicas ou do dos dentes - afirmou ao Floréal Solé, do Instituto Belga de Cincias Naturais, principal do no Journal of Vertebrate Paleontology.
Com no dos dentes, os cientistas estimaram que o Dormaalocyon pesa de 1 kg. E a desta informao e da sua morfologia, também foi possível que eles caavam mamíferos menores e até insetos.
Foram encontrados ainda ossos do que sugerem que eles viveriam e se movimentariam através de galhos de florestas.
- Isto sustenta a de que a história de ursos, lees, focas e nossos amados ces e gatos comeou nas árvores - comenta.
Estudos anteriores o de Dormaal há 55 milhes de anos mostram uma área quente, úmida e arborizada. Esta foi a época após o Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno (ou PETM, na sigla em ingls), um período extremamente quente que afetou a evoluo de grupos de mamíferos, incluindo os carnivoraformes. Isto também sustenta, segundo Solé, a tese de que haveria um cinturo verde a altas latitudes durante o PETM.
Embora próximos da dos carnívoros (que subdivide-se entre caniformes e feliformes), os fósseis sugerem que podem espécies ainda mais primitivas num período anterior: o Paleoceno, quando, com o desaparecimento dos dinossauros, tem-se o início da diversificao e dominao dos mamíferos.
- Os carninoraformes eram bastante diversificados no Eoceno, o que levanta a hipótese de que eles provavelmente já eram bastante diversificados durante o Paleoceno. Isto significa que existem mais fósseis por aí a serem descobertos, os quais podem ser a resposta para a questo da deste -
O explica que a equipe continua a na dos mamíferos modernos (primatas, carnívoros, artiodátilos, perissodáctilos), na que ocorreu nas fronteiras entre o Paleoceno e o Eoceno e no efeito do PETM na fauna dos mamíferos.
- Estamos buscando novas localidades no com estas características, na Europa e Ásia.