Rosetta se prepara para despertar

Rosetta se prepara para despertar

Mensagempor DBruna » Qui Dez 26, 2013 10:38

Imagine dormir durante mais de dois anos e e no e do espao, a 673 milhes de quilmetros da Terra. Situao agradável para uma , ideal para a sonda Rosetta. Lanada em 2004 pela Agncia Espacial Europeia (ESA), ela será retirada de uma longa hibernao na manh do próximo dia 20 de janeiro para comear a sua ambiciosa e inédita misso principal: entrar na órbita de um cometa, o Churyumov-Gerasimenko, e acompanhá-lo em sua em torno do Sol, além de liberar uma segunda sonda, batizada Philae, para na superfície do objeto em novembro de 2014.

Se tudo der , Rosetta á aos cientistas a chave para os mistérios da formao do Solar, há mais de 4,6 bilhes de anos, e até da da na Terra. Isso porque cometas o Churyumov-Gerasimenko so verdadeiros fósseis deste . Aglomerados de gelo, poeira, gases e rochas, eles preservam informaes a composio e características da imensa nuvem de que deu ao Sol e aos planetas e também pode sido a de boa de água e moléculas orgnicas que se acumularam bilhes de anos atrás, criando as condies para o dos primeiros organismos vivos. Daí também o nome das duas sondas, referncias diretas a ficou conhecida a e do Rio Nilo onde ela foi encontrada em 1799 e que permitiu aos historiadores os hieroglifos do Egito .

Um e necessário sono

O sono da Rosetta foi necessário devido s peculiaridades de sua misso. Diferentemente de outras sondas do enviados ao espao distante, as americanas Voyager 1 e 2, alimentadas por baterias nucleares, a europeia obtém sua de dois enormes painéis solares, com 14 metros de comprimento e área de 32 metros quadrados cada. O problema é que, a tamanha distncia do Sol, eles recebem 4% da radiao que chega Terra, gerando só 400 watts de eletricidade, ou o bastante para quatro lmpadas de 100 W.

Além disso, seu com o asteroide gigante Lutetia, em julho de 2010, Rosetta ficou sozinha, sem para o que seus instrumentos e cmeras. Asim, e para o consumo de e combustível e seus equipamentos, em junho de 2011 a sonda foi quase toda desligada, com exceo do próprio de gerao de eletricidade, os receptores de rádio e o relógio de seu computador principal, vai despertá-la s 8h de 20 de janeiro, no horário de Brasí.

Para entrar na órbita do Churyumov-Gerasimenko, Rosetta também teve que um nos últimos anos, já que nenhum foguete existente teria potncia suficiente para levá-la diretamente ao cometa. A ento incluiu trs voos rasantes pela Terra, em 2005, 2007 e 2009, e um por Marte, em 2007. Conhecidas estilingues gravitacionais, estas manobras deram sonda a e trajetória para interceptar a órbita do Churyumov-Gerasimenko.

Com de trs por cinco quilmetros de dimetro, o cometa é do de período. em 1969, ele completa uma em torno do Sol a cada 6,45 anos, com uma aproximao máxima (perié) de 186 milhes de quilmetros, pouco mais que a distncia média da Terra nossa estrela, e afastando-se para um afé ( mais distante) de quase 850 milhes de quilmetros, além de Júpiter.

Aproximao delicada

No , Rosetta viaja a uma de de 57 quilmetros por hora, aproximando-se do Churyumov-Gerasimenko a uma de 800 metros por segundo. Já totalmente desperta, janeiro do ano que vem ela comeará a uma série de manobras para a relativa ao cometa para 25 metros por segundo, até a 100 quilmetros dele em maio de 2014. Ento, sero mais 90 dias de delicadas manobras que levaro a sonda a ainda mais esta para dois metros por segundo até que, em agosto, a sonda entre em órbita em torno do núcleo do Churyumov-Gerasimenko, a uma distncia de de 25 quilmetros.

ento, Rosetta á início científica de sua misso principal. Além de o cometa com seus 11 instrumentos, a sonda vai mapear sua superfície em de potenciais locais de pouso para a Philae. Uma vez selecionado o melhor , em novembro de 2014 a segunda sonda será liberada, aproximando-se do núcleo do Churyumov-Gerasimenko a uma de menos de 3,6 quilmetros por hora. Com outros instrumentos agrupados em um caixote com de de 100 quilos, Philae á uma espécie de arpo para se na superfície do cometa e assim que escape de sua fraca . Prevista para até dezembro de 2015, a misso Rosetta-Philae tem um total em 1 bilho de euros ( de R$ 3,25 bilhes).

DBruna
 
Status: Offline
Mensagens: 95
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 03:51

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
Política de Privacidade