Encontrada no fundo do oceano a Atlntida brasileira

Encontrada no fundo do oceano a Atlntida brasileira

Mensagempor CAdelina » Qua Mai 08, 2013 08:04

A bordo de um submersível japons de a 6,5 metros de , cientistas brasileiros encontraram as primeiras evidncias claras de que a chamada Elevao do Rio , um gigantesco que se ergue no fundo do mar no Oceano Atlntico, seja na de um continente submerso. Esta Atlntida brasileira, referncia ao mítico - que teria da África e Europa há milhares de anos, pode se uma de recursos para o país.

Localizada em águas internacionais, 1,5 quilmetros da costa brasileira (ou léguas) entre os estados do Rio de Janeiro e So Paulo, a elevao foi um dos destinos da expedio Iatá-Piuna (navegando em águas profundas e escuras em tupi-guarani), uma parceria entre os governos do Brasil e Japo que o ms a geologia e a nas profundezas do Atlntico . A expedio também já estudou a Dorsal de So Paulo, uma de montanhas no fundo do mar ainda mais próxima do do país, e, até o da semana, para o Plat de So Paulo, outro submerso na costa brasileira.

Os pesquisadores brasileiros usaram o Shinkai 6500, operado a do oceanográfico japons Yokosuka, para e amostras de afloramentos de rochas e sedimentos no topo da elevao, a aproximadamente 2 metros da superfície do mar.

Segundo Roberto , diretor de Geologia e Recursos Minerais do Servio Geológico do Brasil (ou CPRM em sua antiga sigla), a análise do revelou que as rochas so de e o sedimento tem composio de quartzo, tipos normalmente encontrados em crostas continentais, que tendem a ser mais jovens, e no nas crostas ocenicas.

Durante se acreditou que a Elevao do Rio era uma vulcnica diz . Essas amostras, no entanto, reforam a hipótese de que ela é um continente que afundou há 100 milhes de anos, quando a América do se separou da África. Isso pode revolucionar nossa compreenso a formao e evoluo da terrestre.

Para , ainda sero necessários mais estudos para a da Atlntida brasileira, , a hipótese seja verdadeira, o Brasil poderia a ampliao da sua plataforma continental e, consequentemente, de sua chamada Zona Econmica Exclusiva (ZEE), a área do oceano onde o país pode recursos. Atualmente, o Arquipélago de So Pedro e So Paulo, no Nordeste, e as ilhas de Trindade e Martim Vaz, no Sudeste, garantem a do país a mais de quilmetros do seu . Trindade, por exemplo, é a oriental de uma de montanhas submersa que a ao continente e eleva-se a 5,5 metros do fundo do mar.

Enquanto a confirmao da Atlntida brasileira no vem, o Brasil se uniu ao Japo para uma mais detalhada das riquezas que podem estar guardadas as águas do Atlntico , uma das regies menos estudadas do ocenico do . que nos últimos quatro anos o CPRM investiu R$ 80 milhes no dos prováveis recursos existentes na costa brasileira.

Ao todo, o Shinkai 6500 fez sete mergulhos entre a elevao e a Dorsal de So Paulo, quatro deles levando pesquisadores brasileiros. Todos os locais foram escolhidos CPRM com nos seus estudos prévios, que os consideraram os mais promissores. Além do , do de científico, foram encontrados de depósitos de minerais e compostos de ferro, mangans, cobalto, cobre, níquel, nióbio e tntalo, que podem importncia econmica em futuras operaes de minerao submarina.

Outra submarina que á ser de uma futura parceria do Brasil com o Japo so os chamados hidratos de metano, gás combustível que emana do do Atlntico . a presso da e as baixas temperaturas locais, o gás se solidifica e, até o , o Japo é o único país do com conhecimentos técnicos suficientes para explorá-lo comercialmente. Segundo , o CPRM já sabe onde estariam os depósitos dos hidratos no oceano próximo do Brasil, ele diz que ainda é cedo para quais seriam sua e , apesar de se suspeitar estarem entre os do .

Ainda no discutimos isso (os hidratos de metano) com os japoneses, eventualmente podemos também uma cooperao neste afirma. O Japo já tem o técnico da explorao de hidratos, nossa inteno é uma relao equilibrada e de isso. Nossa no é entrar só com a área, participao nos achados também do de tecnológico e científico.

CAdelina
 
Status: Online
Mensagens: 97
Registrado em: Dom Abr 10, 2011 03:56

Voltar para Ciência

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron
Política de Privacidade