O com está em plena evoluo no país. O número de federaes mais do que dobrou nos últimos anos e o Campeonato , encerrado no sábado, teve recordes de público e atletas, , em seu primeiro contato com o Sambódromo, onde acontecero as disputas olímpicas da modalidade em 2016. A cereja do bolo dessa evoluo é o carioca Marcus Vinícius DAlmeida, que conquistou o antes de ser campeo .
Fui bronze no do ano . Em 2014, fui prata em Nanquim (nas Olimpíadas da ) e vice-campeo mundial. Hoje (no sábado), , fui campeo disse Marcus, de 16 anos, após derrotar na final seu de seleo Daniel Xavier por 6 pontos a 0.
Com um mais , Marcus comemorou o título com um sorriso tímido. mesmo estava o presidente da Confederao Brasileira de com (CBTArco), Vicente Blumenschein.
Foram 223 arqueiros inscritos. Um recorde! Também foi a primeira vez que todas as federaes participaram. Até trs anos atrás, tínhamos sete federaes. Hoje, já so 16. E esperamos o ano com 20 disse o presidente. Esse campeonato foi para acertarmos alguns detalhes antes do evento-teste, em setembro de 2015.
O evento-teste, no entanto, será do , que foi na Praa da e a direo do era para a arquiboncada. Nas Olimpíadas, a clasificatória será na enquanto as eliminatórias sero na final do Sambódromo, onde a distncia para arquibancada é menor. Já a direo do teve que ser , pois a CBTArco no teve recursos para um de proteo para as flechadas atrás do monumento construído por Oscar Niemeyer, será nas Olimpíadas.
vi um campeonato no Brasil com essa . Tinha telo, , público... sofremos com o . Esses últimos dias foram quente no Rio e o Sambódromo é todo de concreto, o que irradiava o sol aumentando a sensao de acrescentou Daniel Xavier.
PREOCUPA
Para o evento-teste, a CBTarco estuda ventiladores potentes na área de dos atletas e uma na arquiboncada para o público. No com , as competies acontecem independentemente de sol ou chuva.
Para os atletas, a competio foi para se ambientarem com o olímpico.
O vento muda de direo. E quem tiver mais com essas condies levará na afirma Marcus.