Página 1 de 1

F-1 tem reta final mais equilibrada dos últimos seis

MensagemEnviado: Ter Set 23, 2014 03:54
por RAlice
F-1 tem reta final mais equilibrada dos últimos seis anos

Lewis Hamilton e Nico Rosberg, pilotos da Mercedes: a cinco provas do , trs pontos separam os candidatos ao título de 2014 - Wong Maye-E / AP

Faltando cinco etapas para o do Mundial 2014, a F-1 comea a a expectativa por uma deciso emocionante entre os dois pilotos da Mercedes e rivais na título, o ingls Lewis Hamilton, novamente líder do campeonato, e o alemo Nico Rosberg. A diferena entre eles na clasificao - trs pontos - é a menor, a esta da , dos últimos seis anos.

A última vez em que a do líder para o segundo era menor que a atual, a cinco provas do , foi em 2008: Hamilton, ento na McLaren, tinha 76 pontos, contra 74 do Felipe , epoca piloto da Ferrari. O final do campeonato entrou para a história: o ingls foi campeo com um de para adversário, graas ao quinto no GP do Brasil, chuva torrencial em Interlagos, colocao alcanada a duas curvas da bandeirada, tirando o título de , o da . Na ocasio, a pontuao era : pontos para o primeiro , oito para o segundo e seis para o terceiro. 2010, so distribuídos 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os pilotos que vo ao pódio.

ano, uma mudana no regulamento promete ainda mais a emoo no . Pela primeira vez na história da , a última corrida, o GP de Abu Dhabi, dia 23 de novembro, á pontuao dobrada, ou seja, o á 50 pontos, o segundo á 36, o terceiro, 30, e asim sucessivamente até a zona de pontuao, no décimo .

TABELA: Confira a classificação do Mundial de 2014

Domingo, com a vitória no GP de Cingapura, Hamilton recuperou a liderana do Mundial, já que Rosberg abandonou a corrida no início, com problemas eletrnicos. O ingls 241 pontos, contra 238 do . Após a corrida, Rosberg no escondeu a preocupao com uma possível repetio nas próximas etapas da pane eletrnica que o impediu de em Cingapura.

- A confiabilidade é a nossa , e vai ser um fator na título - afirmou. - que isso vai me custar o campeonato seria . E eu sou um otimista - acrescentou o piloto de 29 anos, que está 2006 na F-1 e seu primeiro título.

Finais emocionantes também em 2010 e 2012

de seis dobradinhas na primeira metade da - cinco delas consecutivas -, a Mercedes só conseguiu as duas primeiras colocaes em uma das últimas seis corridas, o GP da Itá. Em trs dos outros cinco GPs, só um dos carros da equipe alem completou a . Embora seja a escuderia na , líder do Mundial de Construtores, 44 pontos da McLaren, vice-líder, a Mercedes é também a que teve mais abondonos entre as equipes mais fortes da F-1: cinco, quatro deles por problemas mecnicos ou eletrnicos. Hamilton no completou os GPs da Austrá (motor), Canadá (freios) e Bélgica (pneu ) e Rosberg abondonou na Inglaterra (cmbio) e em Cingapura (pane eletrnica).

- Queremos uma dobradinha, ser a equipe , e no conseguimos esse , os engenheiros devem para a prancheta para o que está acontecendo. as outras (equipes) estejam comeando a mais de confiabilidade do que nós, e essa é uma área em que definitivamente precisamos melhorar - comentou Hamilton após a vitória em Cingapura.

de 2008, em outras duas ocasies houve equilí na reta final do campeonato. Em 2012, faltando cinco etapas para o , o alemo Sebastian Vettel, da RBR, liderava com quatro pontos de o Fernando Alonso, da Ferrari (190 a 194). E o , há seis anos, também foi marcante: de , para o último após uma batida e uma corrida de recuperao, chuva, em Interlagos, Vettel ficou em sexto terminou o campeonato trs pontos de Alonso, segundo no GP por Jenson Button, da McLaren. O alemo chegou ao tricampeonato com 281 pontos, contra 278 de Alonso.

Outra equilibrada do hoje tetracampeo mundial foi a que lhe valeu o primeiro título, a ficou mais acirrada na final da . Em 2010, Vettel era o terceiro , a cinco provas do , com 163 pontos, contra 166 de Alonso e 187 do australiano Mark Webber, na época seu na RBR. Com trs vitórias e um segundo na reta decisiva, o alemo foi campeo com 256 pontos, quatro de Alonso, que terminou em sétimo o último GP, em Abu Dhabi, por Vettel.