Dunga: Temos que rever os nossos conceitos. O mundo evoluiu
RIO - Há trs semanas, e pouco da decepo da seleo brasileira na do , Dunga voltou ao de técnico da equipe. Com algumas promessas e atípica foi e pela de arredio, o gaúcho Carlos Caetano Bledorn Verri recebeu O na da CBF, na Barra da Tijuca, para uma entrevista que durou mais de uma hora. Na próxima tera-feira, o treinador fará a sua primeira convocao:
A gente vai na hora...
foram as primeiras semanas? Voc está mesmo ?
Voc acha? Deve ser porque estou de gravata (risos). No é que esteja . As pessoas tm de perguntar coisa para o treinador, e isso me tirava do sério. Acabava dando respostas ríspidas. com o a gente aprende, né? No vou mais me preocupar com quem no gosta de mim. Sei que tem muitos torcendo e é para eles que vou buscar os melhores resultados. Hoje penso: Para que voc vai uma sem ?. A minha funo é e técnica. E .
Voc consultou a sua famí quando recebeu o ?
Eu comuniquei famí. Na , no pensava em a ser treinador da seleo. A famí toda me apoiou e sabe que é um que tem muita exposio, que vai cobrana, crítica e comentários maldosos. as pessoas precisam que a minha profisso é uma coisa e a minha famí é outra. gostei de me .
O que voc faz no ?
de em , tomando chimarro com os meus amigos. Segunda e tem o futebol, que, quando eu posso, eu vou. Quando tem jogo na televiso, tem churrasco. Cuido do meu jardim, dos meus projetos sociais, e vejo tudo que é com meu Matheus, de sete anos. Gostamos de ao He-Man juntos. De manh é hora do Sítio do pica- amarelo. O Bruno, meu do , tem 24 anos e está no Grmio sub-14 preparador físico. A Gabriela tem 28 anos e é estilista. A minha aposta é que o Matheus seja jogador.
A diferena entre ele e os dois irmos é .
Matheus foi a raspa do tacho. Tive que um gás , porque ele tem muita , quer ateno o todo e ainda é de argumentos. , dá risada quando as pessoas me comparam com o e com o .
Ele gosta de futebol?
Ele no mostrava no até a do . Completou o álbum da e parecia empolgado, quando foi aos jogos comigo ficou mais ainda. Ele e quer ateno o todo e que fico mais . a ficou animada e bagunada com o Matheus, que sei que comeou a sentir a minha . Quando ele nasceu, eu estava na América, na Venezuela (em 2007, quando o Brasil venceu a argy por 3 a 0 e conquistou o título), e só pude v-lo duas semanas .
O que mais te irrita?
, calúnias e quando publicam coisas que no disse. Porque eu no falo com um o meu . Sou mesmo. Com os meus amigos eu brinco, , vou com eles que vou ou de , entendeu?
Voc já definiu os que sero convocados para os próximos amistosos?
A gente tem uma , uma , time mesmo a gente vai na hora.
Na hora?
No dá quem fica conversando e planejando dois ou trs meses antes. A deciso tem que ser mais em cima da hora mesmo, porque pode ser que alguém esteja lesionado, por exemplo.
Qual será o seu maior ?
esta seleo mais competitiva e, , com que o torcedor acredite novamente no time . isto é difícil, né? A cobrana é , acho que o que tem que ser é que o futebol é uma da , com defeitos e virtudes. Ento, é o que eu digo: no dá pra que o improviso e um único vai resolver tudo. As selees que jogaram na e que pensaram só no de um único jogador afundaram. , se aquele para o coletivo, o vai ser , no tem .
O que voc achou da postura acessível dos jogadores da Alemanha?
Olha, já combino contigo: vamos a mesma postura da Alemanha. vai que ser assim, no e no , pode ser? Porque foi um marketing . A -chave deles foi organizao e posso que trabalhei asim. Tem o do treinamento, do repouso, da entrevista, da . Tudo com horários definidos. Ento é da Alemanha quando o time vai e aparece num vídeo conversando com um de gente. será que tinha lá também ou aquele era um ? No tinha lá. E no vou adotar o jeitinho de improvisar ou que é melhor por perto. ? Ento tá. Se for meu , melhor ainda. no interessa se o é simpático e dá entrevista. No acredito nesses conceitos.
Voc é ?
Acho que . de me , outra . Também e jogo futebol quando posso. eu sou to competitivo que nem entro se no for para . No sei em . E joguei a toda, o meu corpo no suporta . Estou com . Nas , no joelho. Só depende do dia.
A sua e as filhas ainda escolhem as suas ?
. Eu no de ir ao shopping e experimentando . Elas fazem isso para mim. Compram e aí eu vejo o que quero. Morei na Itá, sou em marcas e de .
E esse que voc usa no dedo mindinho?
usei. Me deram.
Quem te deu?
Mistério (risos). Eu já esse há muitos anos e já inventaram tudo que é história ele. Ganhei de uma que me disse que dava sorte. Eu acreditei. Todo usa , relógio, né? Eu esse .
E o que voc pensa os jogadores vaidosos?
, eles no podem o foco com isso. Primeiro é o futebol. Eu, por exemplo, no criei um personagem para jogar na seleo. Eu sou eu mesmo. Temos que a essncia, , disciplina, moral, cará, e humildade. Marketing pra mim só é da gente resolver o problema em . O que no pode é um marketing e a na hora do jogo.
O que voc faz quando está ou tem ?
Eu enfrento o problema. Tem outro ? a adrenalina mesmo, respirar fundo e no que . A é sábia. Ento mergulha no mar, no rio, vai para o , caminha ou vai com as pessoas de cabelinho . Os mais velhos tm pra te .
E aonde voc quer ?
Minha primeira meta é montar um time competitivo para o Brasil para a do , o que vai ser porque os países -americanos melhoraram . No dá mais para subestimar ninguém.
O Brasil ainda é o país do futebol?
O Brasil é o país do futebol. nós, brasileiros, temos que rever os nossos conceitos. O evoluiu. No dá mais para o que o Brasil é o melhor e que nenhum outro time pode ameaá-lo. Tem que .