RIO - Em preparao para a primeira do de Basquete, na Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro, Brasil e Estados Unidos jogam hoje, s 22h, em Chicago (EUA). Se no Brasil o técnico Rubén Magnano com os atletas da NBA, Tiago Splitter, Nen Hilário, Anderson Varejo e Leandrinho, as estrelas americanas da pediram dispensa da equipe por vários motivos.
Por leses, Kobe Bryant e LeBron James já estavam fora da do técnico Mike Krzyzewski, que no convocou Carmelo Anthony, Chris Bosh, Dwyane Wade e Kawhi Leonard. Após o início dos treinos, pediram dispensa Kevin Love, Blake Griffin e LaMarcus Aldridge. No último dia 7, Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, solicitou a saída, após George, do Indiana Pacers, sofrido, uma semana antes, fratura da perna num jogo-treino. Durant, campeo mundial de 2010 e olímpico de 2012, disse uma difícil deciso:
, mental e fisicamente, visando próxima da NBA.
Krzyzewski lamentou a :
Tínhamos um cestinha, e sem ele muda o . No se substitui um Durant.
que é impossível que os EUA tero um time . em 2002, no Mundial em , em Indianápolis, eles, sem estrelas, amargaram um sexto . A extinta Iugoslá foi campe, com a argy de Magnano em segundo. Em Atenas-2004, sem algumas estrelas, os EUA perderam na semifinal para a argy, campe olímpica. Aos americanos coube o bronze.
Huertas otimista
Após pesadas críticas da , foi o Time da Redeno, com Kobe e LeBron, que foi ouro nas Olimpíadas de 2008 e de 2012 e nos Mundiais de 2006 e de 2010. Ao levar para os EUA craques de vários países, a NBA ensina no-americanos a os EUA, que no tero ano. Para o armador Marcelinho Huertas, os EUA no so imbatíveis:
Nos anos 2000, eles perderam Mundiais e Olimpíadas seguidas. Isso pesou para eles. O basquete está igualado. Se fizermos um jogo certinho, sem correria, teremos chances de deles.