BRASLIA - Em com o primeiro-ministro do Japo, participaram outros ex-jogadores brasileiros que atuaram no país, o técnico da seleo brasileira, Dunga, falou a convocao que fará no dia 19, a primeira após seu ao . Ele reafirmou que está observando de trs a quatro jogadores por posio e que só irá montar o "quebra-cabea" mais perto do dia da divulgao da . O com o primeiro-ministro japons, Shinzo Abe, foi num hotel de Brasí. Além de Dunga, participaram os jogadores Zico, que chegou a a seleo japonesa, César Sampaio, Oscar (zagueiro da seleo brasileira de 1982), Alcino (que atuou no Flamengo) e Bismarck (ex-Vasco), entre outros.
Perguntado se haveria uma negra de jogadores que no convocaria de , o técnico negou:
- No tem isso no futebol. E futebol é a e o . por competncia. E no é jogadores por aquilo que pensamos que ele pode jogar, que esto jogando. Temos de comentário daquilo que poderia a vir jogar, e no o que joga no .
Também questionado se já teria substitutos para o goleiro Jú César e o centroavante Fred, atletas com mais idade no que terminou em na do no Brasil, Dunga rebateu:
- Quem falou que eles no estaro?!
Veja Também
, explicou:
- Estamos pesquisando em todos os setores. Tem a América ano que vem, que será difícil. E temos que jogadores até o final do ano. Quem no foi convocado e que poderia sido, outros que estiveram na e esto. O critério é competncia e no , ou se é ou se tem marketing.
O técnico repetiu que á aproveitar a do Mundial disputado em :
- No se pode tudo porque perdeu. No é porque perdeu que é terra arrasada. Na seleo (que jogou a ) tem jogadores de . A crítica veio porque o no foi o esperado - argumentou.
Dunga reclamcou do hábito no Brasil de se jogador mais :
- Essa discusso se tem jogadores velhos ou novos, se jogam no Brasil ou se so de fora (em clubes do exterior)... Uma escalao no depende de o jogador ser ou de mais idade. Falou-se que as equipes vieram renovadas para a . Olha a Holanda, pega os trs jogadores da (com os veteranos Robin e Sjneider). Pega o Klose, da Alemanha. -se do Klose no Brasil, ao mesmo que se que jogador (da seleo brasileira) no pode idade. é . Depende do e da situao - explicou o treinador.
NAS ELIMINATRIAS
Mais uma vez, Dunga reconheceu que as eliminatórias para a do da Rússia, em 2018, sero uma das mais duras para o Brasil. O treinador elogiou os concorrentes -americanos e disse que hoje no Brasil e argy "exportam" jogadores para a Europa. Outros países, Equador, Chile e Colmbia, segundo o técnico, evoluíram .
- A mostrou que os -americanos cresceram . do que pensávamos há 10 ou 15 anos. E nem só Colmbia, argy, Equador ou Chile (que estiveram no Mundial). Mesmo o Paraguai, que ficou fora da , tem grandes jogadores na Europa. Há alguns anos só jogadores da argy e do Brasil iam jogar lá. Hoje, no. Cada vez mais se torna mais difícil uma na do - afirmou.
Ele completou:
- do futebol e pela competncia que tiveram na (os outros -americanos), teremos que nos para nos .
No evento em Brasí, o primeiro-ministro do Japo elogiou e agradeceu aos jogadores brasileiros que atuaram no país.
- O futebol japons cresceu nos últimos 20 anos, graas ao do Brasil, do futebol japons - disse Abe, que ganhou uma autografada dos ex-jogadores e trocou passes com Zico.