PM terá mais 1.600 soldados nas ruas a partir desta s
RIO - segunda-feira, mais 1.600 soldados recém-formados da Polícia vo reforar o patrulhamento ostensivo nas ruas do Rio, com a superviso de oficiais. O efetivo faz da estratégia de o policiamento da cidade durante a . As autoridades de segurana ainda esto discutindo será a distribuio de mais de cinco soldados das Foras Armadas para prestar ao evento. já se sabe que, no domingo, soldados participaro da equipe responsável deslocamento da seleo, que á da Comary, em Teresópolis, para um amistoso em Goinia, onde o Brasil jogará contra o Panamá, na tera-feira.
A presena mais ostensiva do Exército na proteo de todas as delegaes nos 15 estados onde houver jogos ou selees hospedadas foi determinada na última segunda-feira, pela presidente Dilma Rousseff. Falhas na segurana permitiram que professores em greve se aproximassem do nibus onde estavam os atletas brasileiros quando deixavam um hotel próximo ao Aeroporto Jobim, concentrao em Teresópolis. O coordenador do Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), Anderson Bichara, responsável pelas aes de segurana na no Rio, no entanto, minimizou o e negou, nesta sexta-feira, havido de avaliao.
Havia um que servia de ligao com a Polícia do nibus, informando o que estava acontecendo. A das informaes que tínhamos desse e de outros agentes da Polícia presentes no , sabíamos que se tratava de uma manifestao pacífica. Além disso, mesmo naquele dia, já havia batedores militares atuando. A leitura que fizemos é que no havia disse Bichara.
Em relao s manifestaes de rua, o subsecretário extraorinário de Grandes Eventos da de Segurana Pública, Roberto Alzir, afirmou que os protestos esto liberados, com limites.
Se for necessário, lanaremos mo do progressivo da fora. No está descartado, inclusive, o de balas de borracha último . manifestaes envolvem variáveis. Interdies no trnsito até podem vir a . O que no podemos so aquelas que atrasem o evento explicou Alzir.
Bichara também fez um balano das aes do CICCR durante a semana. Ao todo, foram 12 varreduras de locais estratégicos, 17 escoltas e reconhecimentos de rotas, seis aes de controle de trnsito, 11 atividades de policiamento ostensivo, entre outras misses.
Demonstrao no Aterro
Nesta sexta-feira, a Polícia fez uma demonstrao do policiamento que será empregado na segurana do , durante a do . Com o Po de Aúcar ao fundo, a PM apresentou, no Aterro do Flamengo, da equipe que á no evento, além de ces, cavalos, helicópteros, quadriciclos, lanchas, bicicletas e outros veículos. de 70 policiais participaram do evento.