Página 1 de 1

Ex-assessora de Senna relembra polmica sobre hora da morte d

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2014 12:40
por ibenueziel4468
Ex-assessora de Senna relembra polmica hora da do piloto

RIO - Vinte anos , uma das polmicas a da de Ayrton Senna - o exato do - tona, por iniciativa da Betise Assumpo, que era assessora de do piloto na época do trágico acidente no GP de San Marino, no dia 1 de maio de 1994. Segundo ela, Senna morreu na do de mola, o anúncio foi por Bernie Ecclestone, máximo da F-1, para que a corrida no fosse interrompida, uma exigncia da legislao italiana na época. A polmica surgiu após a trágica corrida, perdurou por duas décadas, já que os dirigentes da F-1 negaram essa informao.

Betise decidiu em seu blog um post (com verses em ingls e portugus), com o título Senna: o que Bernie falou para Leonardo Senna, os acontecimentos que se seguiram batida da Williams do na curva Tamburello, no de mola. Ela que foi , tradutora, do em que Bernie revelou para Leonardo Senna, irmo mais de Ayrton, que o tricampeo havia morrido, em uma do motorhome da Foca (Associao de Construtores da F-1), presenciada também pela ento de Bernie, a ex- croata Slavica Radic, ainda com a em .

De com o de Betise, de a notícia, em ingls, de que Ayrton estava , Bernie avisou, um Leonardo Senna em prantos, que só iria publicamente que o piloto havia falecido mais tarde, para no a corrida.

"Ele está , falou (Bernie). Pensei por alguns segundos, eu posso traduzir isto e pro Leo de uma mais amena, considerando que ele só falou duas palavras!. Ento eu me virei para o Leo e, da mais e carinhosa possível, eu falei: Leo, eu sinto de te isto, ele está dizendo que o Ayrton está , escreveu Betise, que trabalhou com Ayrton Senna de 1990 até a do piloto.

"Leo ficou . Ele olhou para mim, para Bernie. No disse uma . Tive de abraá-lo. Ele comeou a . A soluar. Ai o Bernie acrescentou: nós só vamos mais tarde para no a corrida. E eu traduzi para o Leo. Mesmo antes de eu ele já estava descontrolado, chorando e . Eu realmente no sabia o que . Eu tinha uma to crua", continuou a , que só quase foi barrada por Bernie da , teve de ser admitida na porque o irmo de Senna no falava ingls.

Em seu , Betise que a sitao ficou ainda pior que entrou na o ento de da Federao Internacional de Automobilismo (FIA), Martin Whitaker. Ao que Bernie já tinha a notícia a Leonardo, Whitaker avisou a Betise que tinha aos jornalistas na de que o piloto tinha tido ferimentos na cabea e tinha sido ao hospital. Mesmo de que Leonardo já tinha para os pais no Brasil para a notícia da de Senna, o manteve o .

"O Bernie acaba de nos que o Ayrton está , eu respondi. Leo estava no telefone comunicando a sua famí que o Ayrton tinha morrido , em lágrimas. E novamente . No, o que eu disse a é que ele teve ferimentos graves na cabea, explicou Martin. , eu sei disso, já sabemos que ele está , insisti (...); que nós sabíamos a . Martin fingiu no e repetiu a mesma coisa", diz o de Betise.

Por da informao de que Senna ainda lutava pela , Betise diz que Leonardo fez outra ligao para os pais, que mantiveram a esperana de salvao até que a foi confirmada oficialmente, cinco horas .

"Passei as próximas cinco horas traduzindo, organizando, transmitindo recados e lidando com as esperanas e dores de Leo no hospital e da famí no Brasil. Só quando o Dr. Syd Watkins chegou ao hospital ficou tudo . Eu estava com a irm do Ayrton no telefone me dizendo que eu deveria , eu deveria esperana, Ayrton era . Eu simplesmente no conseguia faz-los a da situao. Tirei o telefone da e disse pro Syd. a Viviane . Ela no acredita quando eu digo a ela o quo é o do Ayrton. Eu no sei mais o que . Voc poderia com eles. Tenho que vo te , eu disse. Syd olhou para mim. Ele estava visivelmente e com . Betise, no há esperana nenhuma. Ele já estava na (e passou a alguns detalhes de suas leses na cabea, que eu no vou , em nome do e em sua famí e amigos próximos). Eu fiquei muda. Cabea vazia. Simplesmente entreguei-lhe o receptor", encerra Betise.