RIO - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezo, sancionou nesta quarta-feira em Diário uma que pode uma a mais aos alvinegros, que passam por uma conturbada dos gramados. Foi o projeto de autoria de 14 deputados, incluindo o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), que cria oficialmente o Dia do Torcedor do Botafogo no calendário do . Foi escolhido o 9 de agosto, numa referncia data de de Zagallo, um dos grandes ídolos do , em 1931.
O projeto tinha comeado a tramitar em agosto de 2011, poucos dias após Zagallo 80 anos. Na justificativa que pedia a aprovao do texto, os deputados diziam que ao a criao do Dia do Torcedor do Botafogo, no se pode de nas diversas torcidas organizadas do time da Estrela Solitária considerada das mais vibrantes do futebol , cuja história já o coloca entre os 12 times do século 20.
O é que em 2011 a Alerj acabou arquivando um projeto que tinha sido apresentado em 2007 para a criao do Dia do Torcedor do Flamengo, de autoria do Pedro Augusto (PMDB). O da Comisso de Constituio de Justia época era o atual presidente da Alerj, Paulo Melo, que deu pela prejucabilidade do texto. A justificativa é que já existia uma sancionada em 2007, de autoria do Alessandro Calazans, que instituiu 17 de novembro o Dia Estadual do Flamengo, ficando o de uma data para homenagear especificamente o torcedor do . O Botafogo, porém, já tinha uma de 2007 que estabelecia o dia estadual do sendo 16 de maio, sendo atualmente o único que tem uma data para homenagear o seu torcedor.
Também em 2007, foi sancionada a que criou o Dia Estadual do Vasco (21 de agosto), de autoria do atual presidente do , Roberto Dinamite. Outros seis parlamentares criaram no mesmo ano o Dia Estadual do Fluminense, em 12 de novembro.