Bebeto de Freitas: O vlei no se surpreendeu com esse escndal
RIO - Ao a má distribuio dos recursos do vlei , Bebeto de Freitas disse em entrevista a Renato Maurício , em 1997, que a agncia Sportsmedia cobrava um percentual " as receitas da CBV. Quase duas décadas , reportagem de Lúcio de Castro, da ESPN Brasil, apresentou contratos em que outras duas empresas, criadas por ex-funcionários da entidade, receberam 10 milhes, cada, pela venda venda de publicidade, embora o Banco do Brasil, maior patrocinador da confederao, tenha que no houve intermediários na negociao.
Atual presidente da Federao Internacional, Ary Graa, renunciou ao máximo da CBV, estava licenciado. Seu , Carlos Nuzman, é o presidente do COB. Fora do vlei que atirou no que viu e acertou no que no viu, Bebeto usa a experiencia e a incompatibilidade com Nuzman e Graa para adiante com ceticismo. que conheceu os atuais dirigentes de cala curta, todos companheiros do time de vlei Botafogo, o ex-presidente do alvinegro e ex-técnico vice campeo olímpico Brasil em 1984 e campeo mundial pela Itá, em 1998, v com o , que considera eltista e autoritário, se por todo esporte .
sua entrevista em 1997, o com o BB virou de investigao do TCU que se declarou de a CBV. Isso quer que tudo continuou ?
falei de com o Banco do Brasil. Minhas críticas eram em cima dos problemas dos clubes e do vlei no Brasil. Continua a mesma coisa, a seleo com as condies ideais para e o voleibol praticado no Brasil insignificante. Comparo o vlei um ovo , , , no tente abri-lo. Fora de nós continuamos o mesmo horror, a mesma que havia na minha época.
na Itá, o ex-diretor de marketing do BB, Henrique Pizzolato, foi por participao no mensalo. as pessoas das instituies nessa relao entre o vlei e o banco?
O Banco do Brasil está no vlei 92 ou 93, no tenho a com o , tive. Minha questo é com o vlei, que também pode ser por outra imagem. Sabe o mascote do Atlético-MG, um inflável do galo e vingador, com aquele ? As selees, os técnicos e seus atletas so o galo, o é a confederao e o vlei no Brasil.
Voc foi ou se autoexilou da esportiva?
As duas coisas. Saí da seleo porque no tinha mais condio de com o Nuzman. de tudo no Maxicono, da Itá, voltei para o Olympickus e tive outro problema com a CBV. o nosso projeto tinha atingindo plenamente suas metas, dei a de que a empresa deveria patrocinar a seleo. Fecharam o e me disseram que eu no podia críticas a CBV. dois dias antes eu havia sido para a seleo italiana, no pensei duas vezes, dei a entrevista e fui embora. O que aconteceu me leva a que vai . Quem melhor se posicionou nestes dias foi o Murilo, ao que o estava sendo dos atletas, e o Renato Maurício ao que o é a saída do Ary Graa da federao internacional. Concordo. As pessoas tem de porque so retaliadas, me refiro ao que testemunhei. O esporte ainda vive nos anos de chumbo, mudou. Da , ao MDB, ao do Collor, ao do Itamar, ao ao PSDB e ao PT, a única coisa entre eles é o presidente do COB.
O Nuzman foi candidato a pela no Geisel. a ligao com o interfere até hoje no esporte olímpico?
O compromisso do Nuzman com o que o colocou lá era com a politica e com essas coisas que desviavam o do vlei. O primeiro vice presidente do Nuzman foi meu , o financeiro era meu tio. Lá nos anos 1970, ele só foi presidente da Federao do Rio com o do Botafogo que eu consegui apesar da rejeio a ele. Na confederao, cedo, entendeu que era mais rentável só da seleo. um eltista para um país de 200 milhes de habitantes. que meu questionamento em 1997 era que a intermediao tirava dos clubes. Contestava e brigava por isso. A auditoria diz que houve , aí vem o , por coincidncia o sogro do Bernard (ex-desafeto de Nuzman e atual diretor do COB), e diz que o TCU no tem competncia para a CBV. O que deu ao queria que eu fosse , eu no sabia do . Falei da situao do vlei .
A agencia Sportsmedia, citada por voc beneficiaria de comisses absurdas, se ao COB por da campanha fracassada dos Jogos do Rio 2004 que deixou dividas e contas questionáveis...
A Sportsmedia implodiu, terminou. O escndalo de Rio 2004, acontece 1996. Foi o quem nomeou o Leonardo Gryner (atual diretor de operaes do COB) diretor de marketing da candidatura. Ele estava da Sportsmedia, no tenho dú.
Voc jogou no mesmo time do Ary e do Nuzmam. Quando a parceria se rompeu?
Termina quando o Nuzmam entende que a CBV vai com a seleo. Ele e o Ary so culpados do do voleio no Brasil. se interessaram em levar o internacional para os clubes. Tinha 15 anos quando conheci o Ary, que era titular do Botafogo. O Nuzman vem , eu já era dele. A diferena entre os dois é que um jogava e outro, no. No vou quem foi porque seno eles se matam
Fale mais dos atritos Nuzman quando voc treinava a seleo,
Na , eu saí do Brasil do Mundial de 1990 porque no tinha mais condies de com o Nuzman. Ganhamos o bronze na primeira edio da Mundial, no Japo, com um time , porque ele tinha descartado a gerao prata. Ganhamos da Rússia, o que ninguém esperava e ele pediu uma reunio com todo . Naquela época, o prmio era divido 50% para a confederao e 50% para todos os outros. Estava todo , gritando, pensando que o Nuzman ia nos os outros 50% quando ele comeou a reunio perguntado quem no gostava dele. Antes que cada um se pronunciasse, perguntei se era só com os atletas. ele disse que no, falei que no conseguia mais para a dele e pedi demisso. No podia , vestiário é espao de exclusiva do treinador. Acabei ficando até o Mundial do mesmo ano e fui para aa Itá asinando um sem nenhum jurídico num com a logomarca do Maxicono. Era quase um papel de .
A gerao que trouxe a de prata em 1984 foi marcada por cortes, pedidos de dispensa e brigas do elenco e com a confederao. Trinta anos , pode se que a excelncia em quadra e as relaes perigosas so uma do vlei?
Absolutamente, muita gente leva os problemas em funo das Olimpíadas de 1984. o , todos mais velhos, sabemos o que nós erramos. problema nosso. O vlei no era , de um para o outro jogadores eram os Beatltes. O futebol estava atrás naquele período. No aproveitamos isso para o esporte. Coisas aconteceram eu vou falarem dessa gerao o ex-presidente da CBV (Nuzman) falou quando alguns pediram dispensa por de financeiro em 1989. que o Brasil ganhou o Sulamericano de 1989 com os jovens, ele vai para coletiva se queles que levantaram o vlei e cita a seguinte : O cemitério está de insubstituíveis. Sabe quem eram esses? William, Montanro, Amuri, Xandó, Renan, Bernard, Marcos Vinícius. Chego e digo que ele tem toda a razo, que o próximo é ele. Aí comeam todos os problemas. quela , os jogadores vinham pedindo melhores condies, médicos, já eram profisionais e queriam quando servissem a seleo. Antes de quatro amistosos que faríamos na Europa, os jogadores fazem ponderaes e o Nuzman chega para que no tinha conseguido. Sai do vestiário e disse: vocs já ouviram antes, se forem , decidam antes, porque somos a seleo. Decidiram e foi a pior excurso daquele time. Quando retornamos, na Comary, eles se apresentam, o Nuzman se reúne com eles, diz que no tem que a deciso é deles. Numa comigo, ele promete que vai com que dispensa, sem sem retaliao. Muitos saem fora, os mais jovens ficam e vamos para o -Americano. Na véspera da final contra a argy, era o maior time que eles já tiveram, já se falava da da comisso técnica porque davam nossa certa. Só que o vlei do Brasil nem eles souberam a fora que tem. Ganhamos de virada, acaba o jogo é aquela declarao dele o cemitério. A Confederao já tinha uma para os jogadores, contando que o campeo fosse o feminino, que acabou perdendo. Eu e os jogadores fomos todos em outro . por isso que ele chega no Japo e quem no gosta dele.
O que achou da reao dos técnicos da seleo, Bernarinho e Zé Roberto?
Bernadinho se disse traído pois no deve ser fácil isso tendo que com os atletas que so os grandes prejudicados. Foi até . O Zé Roberto é outra história, mostrou a que eu também teria para entrar na seara que no é a dele. Estou de que nenhum deles se surpreendeu, o vlei do Brasil no se surpreendeu com esse escndalo.
o esporte olímpico depende do das loteiras e do patrocínio de estatais, acredita que as torneiras vo do escndalo do vlei?
Falo do problema do Brasil, no é do vlei. Questo é a de se que é um esporte que e no é. O vlei no é nem o segundo mais praticado. As pessoas confundem os heróis das selees brasileiras com o voleibol no Brasil. Sendo um , voc precisa criticas, formadores de opinio e isso voc no faz só com a seleo brasileira, se faz crescendo o início. Por isso que no se v . se jogou voleibol no Brasil nos últimos anos por dos resultados das selees. A nas escolinhas é vamos trabalhando só com a . A confederao convoca um com 14, 15 anos, deixa ele seis meses treinando. O jogador vai passando por um que deveria ser nos clubes, nos campeonatos brasileiros e no na seleo.
que as receitas crescem na razo inversa do número de clubes. O do vlei é um aos esportes olímpicos?
Quando eu jogava, havia mais de 14 clubes só no Campeonato Carioca. que o esporte exige investimento, o problema é que essas receitas no chegam aos clubes. O do vlei vem de Cuba, um país que tem uma populao do do do Rio e fez da saúde e do esporte uma questo deles lá. Se me perguntar se eu quero em Cuba, eu digo no, . Conheci Cuba e quero distncia. A questo é que o de lá pega criana com dois, trs anos, fazem uma série de testes, e indicam para os esportes em que ela teria de . Asim, Cuba se torna só seleo, o Brasil no pode ser só isso. Somos um país continental.
Teme desempenho em 2016?
No tenho do será a participao do Brasil, o que eu seu é que abri o e vi o Falco falando de uma do futsal. Os atletas sentem , o que fazem para calá-los é . Aqueles que tm , se falam, passam a no mais. Os melhores so beneficiados, é assim em todo . , em outros países, aqueles que so pouco melhores ao menos tem de tentar se tornarem bons o suficiente para ao nível dos melhores. no temos essa condio. Outra falácia é o marketing que faz do voleio uma entidade , com um Campeonato de quatro meses, entre dezembro e abril. Só que no disso voc tem natal, ano , carnaval, Semana Santa, e o pertencia seleo. é o faturamento da confederao. Eles poucos se interessam voleio no Brasil.
o esvaziou os clubes e no desenvolveu a formao nas escolas, estamos no pior dos dois mundos?
Outro vem da com o título mundial do handebol, que é o esporte mais praticado nas escolas. Eles esto aplicando o mesmo que o vlei fez, selecionando as melhores, o comando de um técnico de nível. A diferena é que a existe nas escolas. O voleibol tem o mini-vlei e confederao diz que foi ela que desenvolveu lembro que ganhei uma rede com estacas quando meu era de presente de um . Foi nela que meu comeou com o Bruninho que hoje é capito da seleo brasileira. Esse programa Viva Vlei é um programa de marketing, a de outras coisas que no levar o voleibol para as crianas. , o que fazem, se tem alguma revelao, jogam na seleo. A Jaqueline (campe olímpica) deu um para o Sportv de que saiu do Recife com 17 anos direto para seleo. Esse é um exemplo. O handebol era o nível nosso, estudantil, tínhamos deficincia técnicas que fomos encurtados. A gerao mais prejudicada foi a chamada de prata, foi para tudo, para , cobaia de preparao física. Eram jogadores e viraram atletas. Eles sabem o que sofreram com isso, o sacrifício que foi, deles e de todos os contemporneos
Em 97 voc criticava a CBV por no repassar o de aos atletas...
Esse é o problema do esporte no Brasil, também no futebol. Era um imprescritível que os cartolas reduziram para cinco anos. Falo e provo porque tenho mais de 60 álbuns, com a história do vlei 1976. Digo que sou uma atmica por isso, as pessoas se esquecem é que faz da minha . Lógico que me faz , tem que .
Asim no vlei, sua saída do Botafogo fo traumática. Ao mesmo que é por o do , teve contas reprovadas no último balano
Fui , dizia a um de 600 com um o do que trabalhou anos no e criou uma jurídica porque havia se da . No posso controlar tudo, fui pego de . fácil quem rouba o Botafogo. Sou ável que se abra o para um . Meu sigilo fiscal está que todos os ex-presidentes abram os seus, a comear do em que o Montenegro entrou e o Botafogo se arrebentou financeiramente. Peguei o com todas as receitas antecipadas. Os documentos da anterior (do ex-presidente Mauro Nei Palmeiro) tinham sido roubados. Durante a auditoria e a renegociao da dívidas com a e a Justia do , descobrimos que a dí, que eles diziam ser de R$ 30 milhes, já estava em R$ 220 milhes. Só em 2005 pudemos comear a os balanos dos anos anteriores. Tiive que 100 milhes no pasivo em funo do que encontramos e dizem que essa dí fui eu que fiz. Entreguei o Botafogo com certido negativa em 2010. Por do do Maracan e da demanda , o teve para seis compromissos.
No considera assumido um executivo no Atlético-MG ainda na vigncia do ?
mais uma dessas mentiras que se tornam verdades. Fui Deliberativo do Botafogo que a do presidente estava marcada para dia dois de janeiro, as data acabou sendo remarcada para o dia cinco, quando eu estava comeando no Atlético. No larguei o Botafogo nem larguei que eu fiz na . O Botafogo é sério na minha , por de , de me, de de Freitas e de Joo Saldanha. Tenho meus defeitos, no sou , roubei. No foi fácil esse período. Minha famí brigou comigo por no rebatido tudo que se falou contra mim e para que eu no d essa entrevista
A da do , que motivou a interdio do estádio, era preocupao quando sua ganhou a concesso do estádio?
Era, antes de a gente entrar na concorrncia. A gente soube que deu uma mexida quando foi instalada, veio um que estava segura. No seria irresponsável de expr o Botafogo e as pessoas a um desse. Se piorou , no sei. Se o do estádio foi para viabilizar o Maracan, tampouco me . Só sei que o Botafogo no pode de que foi excluído do ato do TRT (que obrigava o a 20% de suas receitas aos credores em do parcelamento das dívidas e a das penhoras) por do do . Apesar de anunciada moderna, o Botafogo optou por no . Hoje, do seria pelos credores. Saiu recentemente uma matéria da Marluce Martins, no Extra, mostrando que o Botafogo sonegou 95 milhes do ato trabalhista. Imagino que essas receitas que só podem sido aplicadas no futebol. , mais do que a Libertadores, é para mais um que seria a do na questo das dívidas dos clubes.
Voc foi cobrado por trazido seu para jogar vlei de ...
aconteceu isso até porque ninguém joga o por clubes. Foi a Supergasbras que o patrocinou e ele me pediu que treinasse sua dupla, o que fiz de graa. dei fora, foi por própria que ele virou treinador. Hoje, ele dirige a primeira dupla do do ranking feminino. Antes de a CBV, o Ary repetiu a que tinha com o vlei de quadra. quer uma mundial de , montou uma comisso técnica em Saquarema para tirar as duplas do seu treinamento . A no custa pouco, em torno de R$ 300 mensais e poderia beneficiar muita mais gente se aplicada na . Quando as duplas jogam fora do Brasil, os técnicos tm que sua . Há trs semanas, eles entregaram documento discordando. vou que aqueles que lutaram vlei, sejam prejudicados, a comear pela gerao de prata, que foi a mais sacrificada. ela, o ex-presidente da CBV costuma que a história só dos vencedores. Tem toda razo.