Página 1 de 1

Cérebro de Bellini é doado para pesquisa cient

MensagemEnviado: Sáb Mar 22, 2014 08:32
por tglaucia
Cérebro de Bellini é para científica

SO PAULO -O corpo de Hideraldo Luís Bellini, que imortalizou o de levantar a taa de campeo mundial, em 1958, na Suécia, será enterrado nesse sábado, s 11 horas, no Cemitério da Saudade, na cidade de Itapira (SP). Nessa sexta-feira, ele foi no salo do Estádio do Morumbi, em So Paulo, que ele defendeu entre 1962 e 1968. Sua esposa, Giselda Bellini, contou que o cérebro do ex-jogador foi ao Hospital das Clínicas, para estudos relacionados ao de Alzheimer e ao impacto e traumas do futebol.

O : Campeões de 1958 desfilam em carro aberto no Rio

Bellini sofria de de Alzheimer há 18 anos. Nos últimos trs, seu se agravou. Ele perdeu a e no reconhecia pessoas próximas, Giselda. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nove de Julho, onde faleceu na tarde de -feira, aos 83 anos.



- Tenho uma coisa para que acho que vai ainda mais o que os brasileiros tm por ele. Nós tivemos a sorte de dois grandes neurologistas ao lado. O doutor Ricardo Nitrini, nessa final, perguntou se a famí doaria o cérebro para que fosse um , que muitos atletas de vários esportes apresentam esse problema ou similar. que se é para as pessoas a essa doena no , concordamos totalmente com a iniciativa. após a dele, foi um de aproximadamente trs horas no Hospital das Clínicas - explicou a do ex-zagueiro. - De , no íamos assim. Quando o doutor Ricardo Nitrini nos perguntou essa , pedi para consultar meus filhos. Se o Bellini pudesse o , era o que ele faria. A será essa possível relao entre a doena e o impacto das cabeadas e traumas relacionadas ao futebol - completou Giselda, durante o velório, que teve a presena da vice-prefeita de So Paulo, Nádia Campeo, e do mandatário do time paulista, Juvenal Juvncio.

FOTOGALERIA: Mais imagens de Bellini

Juvenal disse que á com conselheiros do uma de homenagear o , podendo um . O caixo do de Bellini estava com uma do So Paulo, além d coroas de flores.

Também nessa sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff se manifestou Twitter a de Bellini. Ela escreveu que o Brasil perdeu um ícone do seu futebol com a do lendário Bellini, capito da seleo brasileira em seu 1 título mundial. Bellini conquistou para um no corao de cada ao levantar com as duas mos a taa da em 1958. O , a cada vitória nossa nos mundiais, fizeram de Bellini um ícone da fora dos brasileiros em superar as adversidades", escreveu Dilma na sua da rede .

Bellini comeou sua trajetória no futebol em 1946, na sua cidade natal, Itapira. Jogou pela Esportiva Itapirense e trs anos , o ex-zagueiro se transferiu para a Esportiva Sanjoanense. Em 1952, foi para o Vasco da Gama. Após mais de uma década no Rio, ele se transferiu para o So Paulo.

O melhor de Bellini no futebol foi com a camisa do Vasco, onde foi tricampeo carioca. Ele também defendeu o Atlético-PR.

Na seleo brasileira, fez história capito do primeiro título em do . Em 1958, o de erguer a Taa Jules Rimet, a de fotógrafos, acabou imortalizado e milhares de vezes pelas geraes seguintes.