Uberlndia, 1996. Hugo Balduíno de Sousa, ento com nove anos, pela TV o americano Michael Johnson se o primeiro a os 200m e os 400m nas mesmas Olimpíadas, em Atlanta-1996. Nesta segunda-feira tarde, no de Capacitao em Educao Física do Exército, na Urca, Hugo, com 26 anos e segundo do ranking dos 400m, ouvia as orientaes do í, do Comit Olímpico (COB) e da Confederao Brasileira de Atletismo (CBAt).
Johnson trabalha na preparao do 4x400m do Brasil, visando aos Jogos de 2016. O 4x400m do país vem de sétimo no Mundial de 2013, em Moscou. Em maio, á o primeiro Mundial de Revezamentos, nas Bahamas., em 2015, o Pan-Americano em Toronto, e em 2016, as Olimpíadas no Rio.
Treinos e corridas nos EUA
Da infncia, Hugo na memória os feitos de Johnson.
Fico de emoo. Era criana, e as corridas passavam na TV. Nem poderia v-lo um dia. Fiquei sem o que , pensando se era ele mesmo disse Hugo. em 2016 é meu de todos os dias. para ser , em .
em foi um qual Johnson passou.
Estive nessa situao em 1996 e entendo perfeitamente as intenes dos atletas, do COB e da CBAt. Seria ótimo a até 2016 afirmou o ex-, bicampeo olímpico dos 400m em Atlanta-1996 e Sydney-2000 e campeo olímpico dos 200m em 1996. Para mim, 1996 foi um pela chance de competido em . que ganhei, fiquei e .
O projeto do COB e da CBAt com o Michael Johnson Performance, o de treinamento do ex-, em Dallas, teve início ano . esta é a primeira visita do campeo ao Rio do acerto.
Queremos o 400m e do 4x400m para os próximos dois anos,usando nossa experincia e nosso CT, para asessorar os técnicos brasileiros explicou o í, CT serve no só ao atletismo, em á contato com um time de futebol . Meu papel é atletas e técnicos a terem mais resultados com os treinos e leses. Sero importantes os treinos e competies que tero nos Estados Unidos, em maro e abril, em altamente competitivo, onde iro aprender .
No Rio até esta quarta-feira
Indagado se é possível projetar a por medalhas, em 2016, Johnson respondeu:
cedo para quem pode ou no medalhas, buscamos os potenciais.
Johnson chegou ao Rio nesta segunda-feira de manh e irá embora nesta quarta-feira. sua comisso técnica á na cidade até o de semana, com testes e exercícios a serem aplicados a atletas do 4x400m.
Além de Hugo, esto no programa de treinos Anderson Freitas Henriques, número 1 do ranking , Pedro Luiz Burmann de Oliveira, Wagner Francisco Cardoso, Carlos Eduardo Pereira Grachet, Alexssander Russo, Hederson Alves Estefani, Jonathan Henrique Ferreira da Silva e Dayon Alves de Oliveira.
Oitavo no Mundial de Moscou-2013, nos 400m, Anderson comentou:
que o mais rápido do nos 400m veio qui nos é gratificante.
Para o de performance esportiva do COB, Jorge Bichara, o comit tem utilizado a política de assessoria internacional em 17 modalidades. No de Johnson, ele e sua equipe iro testes e avaliaes, á clínicas para treinadores brasileiros e camping de treino e competes no exterior.
Além disso, Johnson servirá de inspirao para os atletas, e por isso é que eles já estejam convivendo com ele no dia-a-dia disse Bichara.
Ex- especializado nos 400m, Sanderley Parrela foi s Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000. Atualmente, ele vem trabalhando comisso técnica do 4x400m e acompanha de perto seu Hederson. Com a experincia de 18 anos de na , Sanderlei considera que o dessa , além de fisicamente, deve estar mentalmente.
Os 60m a 80m finais so difíceis, e os físico e mental tm de juntos. s vezes, o no tolera a do treinamento e da . O treino é , e nem o suporta isso disse ele. Para os meninos (que esto treinando no 4x400m), estar lado a lado com o í que é o melhor da até hoje, é um . Ele está oferecendo o que tem de melhor para os atletas.
Para o técnico- do 4x400m , Ricardo DAngelo, dos bons resultados individuais e do em Moscou, a CBAt e o COB identificaram o potencial para investir, já que Anderson foi oitavo na final dos 400m e o Brasil foi sétimo no 4x400m.
Michael Johnson é uma inpirao. Ele no é técnico, é a a os nosos ateltas a melhorar suas marcas. Se Deus quiser, vo medalhinhas daqui... imagina. Hoje, temos uma equipe que é sétima do . Queremos para o quinto no Mundial de 2015, em Pequim, e daí para top 3, na Rio-2016. So objetivos concretos.