SO PAULO - Duda Amorim, de 27 anos, a jogadora mais valiosa do Mundial de Handebol, conquistado pelo Brasil, domingo, em Belgrado (Sérvia), teve a quem . Caula de trs crianas, a armadora foi incentivada pela irm, Ana Amorim, de 30 anos, que também jogou handebol e defendeu a seleo brasileira nas Olimpíadas de Atenas-2004 (ficou em sétimo). Ana, também armadora, ajudou Duda a o primeiro internacional da , quando ambas atuaram juntas em um time em Skopje, da Macednia. Grudadas, elas tem até a mesma sogra, já que so casadas com dois irmos, nascidos na Macednia. Além do título mundial adulto e de MVP, na Sérvia, Duda também ganhou, em 2013, a dos Campees da Europa húngaro Gyori Eto.
Segundo Ana, a caula comeou a se em 2003, quando foi eleita a melhor armadora no Mundial Júnior, em Portugal.
Pintaram várias propostas internacionais. Ela foi para a Macednia em 2006, quando o do meu time insistiu para t-la comigo. E quando chegou, eu já tinha . Preparei o para ela! No meu ano de , o técnico era ucraniano. Só ele falava ingls. A maioria das atletas era da Rússia. Sofri . Asim, disse para a Duda que aquele primeiro ano dela teria de ser o de afirmao. Que ela deveria buscar seu , a confiana das outras e, , em amizades recorda Ana, que se sente e integrante da faanha da irm. Fico de sido a inspirao, o espelho. A Duda é um bebezo, grandona e toda . Somos cúmplices, amigas. Ela é um para mim.
Ana, que tem uma filha, Isabela, de seis meses, que até o início dos namoros das irms aconteceu simultaneamente. E que ambas tm a mesma sogra.
A Duda viu no álbum de de uma amiga a foto do Dean. Essa nossa amiga marcou um café para apresentá-los. E ela pediu para eu ir, para na traduo. Ela tinha de na Macednia. E o Dean levou o irmo no . Nós duas comeamos a no mesmo dia. E economizamos até na sogra. Só temos uma (risos). O mais é que estamos juntas nas festas, com as famílias completas brinca Ana, que voltou ao Brasil em 2011.
As Amorim comearam no esporte na Baro do Rio , em Blumenau (SC). Jogaram time da cidade, antes de se mudarem para So Paulo. Duda atuou na Metodista-SP (2002 a 2004) e no So Caetano-SP (2004 a 2005). Foi quando se mudou para a Macednia, para o time Kometal, atrás da irm, que já estava por lá há de trs anos.
No Kometal, elas ficaram sem salário por de um ano. Duda contou que até hoje o lhe deve quatro meses. Asim, transferiu-se para a Áustria, por seis meses, antes de para a Hungria, onde joga até hoje. Foram o , Antnio, e a me, Olí, que já tiveram 12 padarias em Blumenau, que socorreram as meninas (hoje, é a Ana quem cuida da única ).
de o corao. Elas já moraram , comeram ... Por isso, essa é to . Gostaria que todos os pais do estivessem sentindo o que sinto hoje! No cabe no corao seu Amorim, de 65 anos, que, durante 30 anos, iniciou o s 3 horas para supervisionar as fornadas. Há cinco anos, no tínhamos de que esse título seria possível. Vi jogo das meninas neste afora e vi muitas derrotas. Nessas horas, eu e minha esposa demos nossos ombros para elas chorarem. E apoiávamos para que no desistissem dos sonhos.
Olí, de 62 anos, que á recepo para Duda, que desembarca hoje, de manh, em So Paulo (, a campe mundial segue para Santa Catarina):
A gente cria o para o , né? No é para embaixo da saia. Quem pratica esporte, tem disciplina e saúde. Ainda mais quem atua na Europa. Lá é declarou Olí, que também é me de André, de 33 anos, que faz de piloto de helicóptero. Chorei quando a Ana se mudou para a Europa. Foi a primeira. achei que, se fosse para se arrepender de , que fosse de tentado, mesmo dando .
Olí, de mo , além de se em Educao Física, está aposentada, asim o , de empresas, com pós-graduao e mestrado. Hoje eles fazem de italiano. Estudam na mesma . So 36 anos de casados.
Seu Amorim disse que, da "recepo" no aeroporto de Navegantes (SC), Duda á mais de 10 luzinhas enfeitando a da famí para o Natal e também em filha. Ela á desfilar em do corpo de bombeiros no dia 26. E, , á para a Europa, para a virada do ano ao lado do , com quem se casou em 2013 e com quem tem um : o buldogue ingls Thor.
So as derrotas que pesam mais. No as dificuldades. dos Jogos em Londres, quando ficamos em sexto, pensei em tudo. A gente perdia. ! , com esse título, acho até que a presso por no Rio no será maior. Porque a gente sabe que pode declarou Duda, que elogiou o treinador Morten Soubak, que afirmou, ainda na Sérvia, que o título era mé das jogadoras. Técnico é assim. Assume a quando dá ; e quando dá , diz que o mé é nosso. O Morten teve pacincia com a gente e, o início, disse que tínhamos condies de no Mundial. Antes, o era de no por lavada.