Adrian Newey torna-se o engenheiro mais vitorioso da F-1

Adrian Newey torna-se o engenheiro mais vitorioso da F-1

Mensagempor CFabia » Dom Nov 03, 2013 07:07

ABU DHABI - Sebastian Vettel tem todos os méritos de hoje em Abu Dhabi, a das 11h, já o tetracampeo mais da história da Fórmula-1, e um deles se Adrian Newey. Ao reverenciar de joelhos o RB9 ainda no na ndia, no último domingo, o piloto mostrou que o renomado projetista é seu contraponto. Essa dobradinha levou a dupla na nas últimas quatro temporadas. Enquanto todos se rendem s conquistas do alemo nas pistas, o engenheiro britnico acumula feitos na garagem: com o em Déli, Newey tornou-se o maior na história do Mundial de Construtores.

Por vezes os carros desenhados por Newey venceram temporadas da F-1. Do primeiro título, em 1992 pela Williams, ao último da sequncia da Red Bull, o projetista desenvolveu uma íntima e conturbada relao com o Brasil. Adrian Newey era um recém-saído da Universidade de Southampton quando bateu porta dos irmos Emerson e Wilson, no quinto ano da Copersúcar Fittipaldi, de . Corria o ano de 1980.

- O Adrian era um dos melhores aereodinamistas que saíram da universidade - lembra Fittipaldi, que fazia dupla com Keke Rosberg. - Ele ficou responsável por toda a de aerodinmica daquele . Eu dei 18 voltas de teste, e saí para o treino na argy. Na primeira vez que o foi exigido, nós chegamos em e sexto, se no me .

do time , Newey passou por outras categorias do automobilismo. Conquistou seus primeiros títulos na Indy antes de F-1, em 1986. Esteve na March e Leyton House até a Williams, em 1991, onde venceu cinco vezes o Mundial de Construtores, todos de seu Patrick Head, que possui nove títulos.

Foi na Williams que Newey viveu o mais da - a de Ayrton Senna. Em 1994, o bateu contra o em mola. Na ocasio, a perícia apontou a quebra da de direo do do acidente. Newey, Head e o da equipe Frank Williams foram acusados de homicídio, a Justia italiana os absolveu. Em outubro deste ano, Newey afirmou BBC que no sabe se a quebra da da direo foi mesmo a do de Senna.

- O Collin (Chapman) foi o projetista que mais perdeu pilotos. E um engenheiro tem inteno de um piloto em . Ele me disse uma vez: , eu no quero nem perto de voc, porque se eu te vou sentir muita . Ento, no acho que um engenheiro tenha em um acidente. um esporte de - analisa Fittipaldi, lembrando seu projetista, terceiro maior da , com oito títulos.

de um salário equivalente aos dos grandes pilotos (-se que ele receba R$ 19 milhes por ano), o britnico, de 54 anos, de gnio no paddock, coleciona excentricidades. Foi da secundária aos 16, estudou aeronáutica porque achava carros de Fórmula-1 parecidos com aeronaves, desenvolveu uma rejeio aos programas de no computador, e até hoje projeta carros a lápis. Por suas mos, nasceram os veículos que deram títulos a Nigel Mansell, Alain Prost, Mika Hakkinen, Jacques Villeneuve, além de Vettel.

- Adrian é o melhor porque é focado. Quando voc com ele, percebe que a cabea está trabalhando numa . um por carros - resume Fittipaldi.

CFabia

Status: Offline

Voltar para Esportes