RIO - Maior jogador da história do basquete , Oscar Schmidt vem enfrentando o adversário mais difícil de sua . O ex-, de 55 anos, contra um cncer no cérebro e está em , com sesses de radioterapia. No dia 30 de abril, o Mo Santa passou por uma cirurgia para a retirada do , no Hospital Albert Einstein. A operao no foi divulgada e a notícia veio a público no último de semana, através de uma rede . Em 2011, Oscar já havia um nódulo no mesmo , porém . A doena foi após o ex-jogador em um spa durante aos Estados Unidos.
Oscar Schmidt brilhou com a camisa da seleo brasileira de basquete entre as 1977 e 1996. Ele foi o principal nome na da de ouro no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, em cima dos donos da , os Estados Unidos, considerada uma das vitórias mais espetaculares do basquete mundial. No Brasil, ele atuou em vários clubes, Corinthians e Flamengo. Também jogou na Espanha e na Itá. Recentemente Oscar passou a comentarista de TV.
A famí de Oscar queria a doena em sigilo, que o problema foi , a do ex-craque, Cristina, aceitou a recuperao.
- Esto ligando alucinadamente. Parece que ele está morrendo. Me perguntam se ele
, se ele anda... ele está - afirmou ela na noite desta tera-feira, após Oscar a uma que o ex-cestinha deu na Fundao Armando Álvares Penteado (Faap), em So Paulo, em que falou
liderana para profissionais de atendimento, num evento fechado. Oscar chegou
dirigindo o próprio , uma Mercedez, e usava boné.
O neurologista Marcos de Queiroz, que trata Oscar, disse ao Globoesporte.com
que, na ocasio da primeira cirurgia, o tinha baixa , que
voltou bastante e precisava ser :
Em abril, notamos que havia e ento resolvemos outra
cirurgia. Nesta segunda , a era maior. Isso significa que ele
é mais , em termos de e invaso do cérebro. Por isso, ele
está fazendo radioterapia e á para a quimioterapia disse o
, acrescentando. , ele no está. Está em . Voltou a
suas atividades normais. As funes cerebrais esto normais. O é a
resposta do quimioterapia. O prognóstico médio é que ele tenha uma
sobrevida de por vários anos sem s funes cerebrais.
Apesar do problema, Oscar vai aos EUA, em setembro, para a cerimnia de
no Salo da do Basquete, em Springfield.
A ex-craque Hortncia, maior nome do basquete feminino do Brasil, se disse ao do agravamento da doena do Oscar Schmidt.
- Liguei e falei com ele. No está mais internado. Está em . Há uns dois anos, ele havia tido um problema. Foi operado, foi feita a biópsia, que apontou um . Na ocasio, ficamos super tranqilos. , fui pega de . No sabia do problema - contou ela.
Oscar contou Hortncia que foi operado no dia 30, em So Paulo, e que já está passando pela quimioterapia.
- ele está e me disse que está fazendo tudo o que tem de no . Vamos para que d tudo . Ele é um . Ele mesmo me disse: Voc já me viu ? Eu respondi a ele que .
Miguel Angelo da foi o último técnico da de Oscar, que se despediu das quadras Flamengo, em 2003. , Miguel foi técnico do time Telemar/Rio de Janeiro, Oscar era diretor. A equipe foi campe brasileira de 2005.
- Fiquei sabendo do problema ontem noite (segunda-feira). Ainda no consegui com ele. Vou e , porque está . Ele deve estar emocionalmente - comentou Miguel. - Os atletas so pessoas que passam por cima das leses. Acredito que ele vai vencer mais esta. Ele foi um vitorioso.
Outra do basquete que está preocupada com a situao de Oscar é o ex-treinador Guerrinha, que foi seu na célebre seleo brasileira campe dos Jogos Pan-Americanos de 1987.
- Passei uma para ele celular, ainda no obtive resposta. Conversei com o Cadum, que falou com a esposa do Oscar. Ele está ... hoje, deve estar sendo bombardeado por telefonemas - comentou. - Estive com ele há , num evento esportivo, e ele me disse que estava . Ninguém sabia da do . no vai . Ele tem o espí competitivo e será mais um adversário que ele irá . Sabemos que é um difícil adversário, porque o cncer é duro, com a de que ele tem, creio que vá se .
Já o presidente da CBB, Carlos Nunes, preferiu as glórias do í das quadras.
- O Oscar deu inúmeras alegrias para o país e honrou a camisa da seleo brasileira. Tenho de que ele vai toda sua para superar esse difícil. O basquete está torcendo por sua recuperao - disse Nunes.
O técnico José , que dirigiu Oscar nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, postou no Facebook:
- Fora Oscar. Fé em Deus e ganhe mais esse jogo pra nossa ...
* Colaborou Rodolfo Mageste