Vettel vence o GP do Bahrein e amplia vantagem no Mundial
SAKHIR, BAHREIN - Tricampeo mundial e líder do campeonato, o alemo Sebastian Vettel, da RBR, deu uma demonstrao expresiva de fora neste domingo. Sem a mínima chance aos adversários, o piloto de 25 anos venceu o GP do Bahrein, quarta da da F-1, e ampliou de trs para pontos (77 a 67) sua na tabela o vice-líder, o finlands Kimi Raikkonen, da Lotus, o segundo . O francs Romain Grosjean, também da Lotus, completou o pódio em terceiro, confirmando a evoluo da escuderia inglesa.
Após a corrida, Vettel até revelou certa com a encontrada na .
- Eu estava em uma situao confortável, e no pensei que poderia ser to fácil, ressaltando que vencer uma corrida de F-1 é exatamente fácil. No comeo, as muitas disputas com rodas foram bastante divertidas, e ento foi ficando cada vez mais a cada . Por que no pode ser asim? - brincou o alemo.
Com sua 28 vitória na , Vettel ultrapassou o ex-piloto escocs Jackie Stewart, tricampeo mundial ele, e é, , o sexto piloto com mais GPs na história da F-1, atrás do Michael Schumacher (91 vitórias), o francs Alain Prost (51), o Ayrton Senna (41), o ingls Nigel Mansell e o Fernando Alonso, da Ferrari (ambos com 31 vitórias). A F-1 á, , trs semanas de até a próxima corrida, o GP da Espanha, em Barcelona, no dia 12 de maio, período em que as equipes costumam as primeiras inovaes importantes no dos carros para o do ano.
Com problemas diferentes nos carros, os dois pilotos da Ferrari tiveram uma corrida complicada. Alonso terminou em oitavo, e o Felipe foi o 15 . Em no grid, com pneus duros, esperava mais na para levar os adversários que saíram com pneus macios. o largou e, ao tentar uma ultrapassagem, sofreu um toque da Force India de Adrian , que danificou sua asa , forando-o a ir para os boxes antes do . , teve o pneu traseiro , e voltou para mais uma no programada. Quase no , outro furo no pneu traseiro prejudicou ainda mais a corrida do , que foi quatro vezes aos boxes no total.
Já Alonso parecia de a liderana com Vettel no início, um problema na asa móvel - que no fechou , deveria - obrigou o a sua primeira nos boxes, na sétima . O se repetiu, e Alonso novamente precisou da dos mecnicos para a asa móvel, e ento deixou de o dispositivo. As duas paradas arruinaram as chances de por vitória ou pódio do , que ainda asim conseguiu na zona de pontuao. Alonso, no entanto, foi ultrapassado na clasificao do Mundial ingls Lewis Hamilton, da McLaren. Quinto na , Hamilton chegou aos 50 pontos e é o terceiro na tabela, trs pontos do .
Sergio Pérez se destaca contra Button e Alonso
Pole-position, o alemo Nico Rosberg, da Mercedes, mais uma vez mostrou, to apagaram as luzes vermelhas, que o do seu em corrida é ao dos treinos. Rosberg foi ultrapassado em sequncia por Vettel, Alonso e, , por di Resta, da Force India, e . Rosberg terminou a em nono .
Vettel deixou sua na corrida ao em poucas voltas a primeira colocao da , mesmo de sua primeira de pneus, ultrapassando os pilotos que ainda no tinham . Até o do GP, o tricampeo correu sozinho lá , sem ser incomodado, limitando a dos outros pilotos pelos lugares no pódio. E, sem os carros da Ferrari na , duas equipes médias se destacaram: Lotus e Force India. A poucas voltas do , o francs Romain Grosjean ultrapassou o escocs di Resta e garantiu o terceiro , colocando mais um e amarelo no pódio.
Mesmo das primeiras posies, o mexicano Sergio Pérez, da McLaren, foi um dos destaques da corrida, lutando com vigor por cada posio, e sendo responsável pelas melhores disputas na . O primeiro a sofrer com Pérez foi seu próprio de equipe, o ingls Jenson Button, campeo mundial em 2009, que no conseguiu resistir aos ataques, chegou a ser tocado de duas vezes e reclamou com a equipe rádio. A quatro voltas do , Pérez ficou lado a lado com a Ferrari de Alonso, no se intimidou com a experincia do adversário e tomou a sétima colocao do bicampeo mundial (2005 e 2006). Na última , ainda ultrapassou Mark Webber, da RBR, e terminou em sexto.
FINAL DA CORRIDA
1 - Sebastian Vettel (ALE) - RBR
2 - Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus
3 - Romain Grosjean (FRA) - Lotus
4 - di Resta (ESC) - Force India
5 - Lewis Hamilton (ING) - Mercedes
6 - Sergio Pérez (MEX) - McLaren
7 - Mark Webber (AUS) - RBR
8 - Fernando Alonso (ESP) - Ferrari
9 - Nico Rosberg (ALE) - Mercedes
10 - Jenson Button (ING) - McLaren
11 - Pastor Maldonado (VEN) - Williams
12 - Nico Hulkenberg (ALE) - Sauber
13 - Adrian (ALE) - Force India
14 - Valtteri Bottas (FIN) - Williams
15 - FELIPE (BRA) - Ferrari
16 - Daniel Ricciardo (AUS) - STR
17 - Charles Pic (FRA) - Caterham
18 - Esteban Gutierrez (MEX) - Sauber
19 - Jules Bianchi (FRA) - Marussia
20 - Max Chilton (ING) - Marusia
21 - Giedo van der Garde (HOL) - Caterham
Jean-ric Vergne (FRA) - STR - 16