RIO - O Ministério Público de So Paulo tem, segundo reportagem publicada " de S.Paulo", indícios de que dirigentes da Portuguesa receberam para escalar irregularmente o jogador Héverton. O episódio acabou custando quatro pontos Lusa na classificao final do Campeonato do ano e, por consequncia, rebaixou o para a Série B de 2014. A da Portuguesa evitou que o Flamengo, outro com a de quatro pontos, pela escalao de André Santos, também na última rodada, fosse para a segunda diviso. O Fluminense foi mais um interessado no , já que teria sido ele o rebaixado Portuguesa e Flamengo no tivessem recebido suas punies.
A investigao do MP paulista no terminou. Ainda há depoimentos marcados para fevereiro de 2015. , de com a reportagem, o inqué aponta para a concluso de que a Portuguesa recebeu em da escalao de Héverton, feita de premeditada, mesmo com o do de que ele no teria condies legais de jogar. A misso dos procuradores seria quem pagou, qual o e a quem.
O - do de Justia Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, disse que vai provas para se reapresenta denúncia no . Segundo ele, o que há por enquanto é especulao.
Quem conduz a investigao no MP é o Gaeco ( de Atuao de ao Organizado). A investigao tenta a movimentao financeira de pessoas que poderiam no da Portuguesa, no próprio quanto fora dele. o do é a dos procuradores de aos envolvidos.
- Estamos convencidos de que menos dois ex-dirigentes da Portuguesa receberam vantagens para que essa situao tenha - afirmou Roberto Senise, do Ministério Público de So Paulo, segundo reportagem do site GloboEsporte.com.
No há, porém, comprovao da suspeita de corrupo. Senise diz que a investigao continua e que, até o , demonstra havido uma série de erros de funcionários da Lusa que levaram escalao de Héverton.
A Portuguesa também investiga. Numa apurao interna, determinada atual presidente, Ilídio Lico, o tenta identificar quem participou, e , da deciso de escalar o jogador. O principal é o ex-presidente Manuel da Lupa. O presidente do Administrativo em processá-lo e criminalmente e em cobrar dele até R$ 30 milhes, do prejuízo do com o .
- Se isso realmente existiu, eu me sinto envergonhado. Eles quase acabaram com a minha fazendo um desses, e a Lusa no merecia e no merece estar onde está. e lamentável. O futebol perdeu a graa disse Héverton ao GloboEsporte.com, ao da possível corrupo.
ENTENDA O DA MEADA
A reviravolta na clasificao final do Campeonato de 2013 comeou quando a CBF denunciou a Portuguesa ao de Justia Desportiva (STJD) por escalado o meia Héverton na contra o Grmio, na última rodada da Série A daquele ano. O jogador entrou em quando faltavam 13 minutos para o do jogo. Ele tinha sido na antepenúltima rodada, contra o Bahia, e cumprido automática na seguinte, da Ponte Preta, pela penúltima rodada. , a dois dias da rodada final, o jogador foi com uma a mais de . No poderia, , o Grmio.
Inicialmente o alegou que no tinha sido da que o representou no , Osvaldo Sestário. sustentou a argumentao de que a punio no foi publicada a no BID, o Boletim Informativo Diário da CBF, o que só ocorreu na segunda-feira, após o do campeonato. A CBF argumentou que o para suspenses de jogadores em seu site no tem cará e no confere ou retira a condio de jogo. Para a CBF, trata-se de um para os clubes, uma de informao.
No STJD prevaleceu esse entendimento, de unnime. Para os auditores do , a Portuguesa errou ao escalar o jogador e feriu o regulamento do . De com o mesmo regulamento, o que jogador sem condies legais de atuar tem que ser com a dos pontos que conquistou na (no , um) e mais trs, pela infrao.
Em relao a André Santos, há diferenas. Ele tinha sido no último jogo da do Brasil, em que o Flamengo conquistou o título ao derrotar o Atlético-PR. O jogo seguinte do foi Campeonato , contra o Cruzeiro. O lateral- foi escalado. No entendimento do Flamengo, a punio carto só deveria ser na edio seguinte da do Brasil. A escalao de André Santos foi considerada , no entanto, porque a CBF baseou sua denúncia no ágrafo primeiro do 171 do Código de Justia Desportiva (CBJD). Diz o texto: "Quando a no puder ser cumprida na mesma competio em que se verificou a infrao, á ser cumprida na subsequente de competio realizada pela mesma entidade".
no de Héverton quanto no de André Santos, o Fluminense atuou interessada. O do tricolor, Mário Bittencourt, ajudou a reforar no STJD a tese da de Portuguesa e Flamengo. Com a dos pontos dos dois, o Fluminense livrou-se do . Passou do 17 para o 15, do Flamengo (16 posio) e da Portuguesa (17), rebaixada.