RIO - Quando entrar em no dia 12 de junho, contra a Croácia, Fred vai seu de criana, de jogar a no Brasil. Se a seleo final, e vencer, outro será , desta vez, o de uma nao: o de 1950, quando o Uruguai virou o jogo e deixou a que no vai cicatrizar enquanto o título em no vier para afogar no estádio as mágoas do Maracanazo.
Nesta entrevista exclusiva, o do Fluminense também protestos da populao e legados da do . Confira:
Ser titular na é o seu ápice?
Com toda , é o meu ápice. Estar no da seleo já é , a camisa 9, ento, é o . aquilo que trabalhei a minha inteira para conseguir. Estou no da minha , no só na técnica, também física, psicológica e . o que eu esperei e esta me motiva a um Mundial, aproveitar esta única na de jogador e, se Deus quiser, o Brasil a trazer hexa.
a concretizao do seu de criana?
um de criana, . Acho que todo futebol e, cedo, eu queria ser jogador . Quando as coisas foram se encaminhando, foi ficando mais perto de ser e, já na de 2006, eu tive o de estar de uma seleo maravilhosa, trabalhando inclusive com o Ronaldo, meu í no futebol. , a de de mais efetiva, por uma com a nossa , é . Se conseguirmos o título ento, será a perfeita de esse de criana.
Se o Brasil a , voc seria de dedicá-la populao?
O futebol existe por do , é a que faz jogo ser o mais popular e o mais lindo do . Ento, tudo que eu fao em , é e será ao torcedor, seja no Fluminense ou na seleo. No do Brasil, todos estamos acompanhando a situao do país, com as manifestaes populares, e sabemos que esta significa para todos os brasileiros. Acho que esta vai ser a mais de todas. Estaremos juntos com a para aquele de 1950 e, se o título vier, será a cada que nos apoia, e um prmio para todos que tm lutado por um país melhor.
Os protestos já completaram um ano. As ruas, de , mudaram a percepo em relao aos políticos?
Acredito que essas manifestaes foram realmente para a conscincia política dos brasileiros. totalmente que tenha objetivo com a corrupo e com tudo de que acontece no nosso país. Acho que o se lembrou da fora e do que tem. Precisamos, no entanto, estar atentos para cobrar dos nossos representantes e, , participar mais da política do Brasil. da , temos eleies, e é uma de todos darem s manifestaes, de uma democrática buscando as melhorias que precisamos, através do . Acho que o Brasil tem melhorado nos últimos anos, ainda está daquilo que o merece.
E em relao seleo?
O do torcedor vai , a seleo é motivo de . Tenho que aquela quí maravilhosa entre e time cantando o daquela incrível, quebrando o da Fifa, passa também pelas manifestaes e que estava . O á esta identificao com a seleo, e nós teremos de os mais de 200 milhes de brasileiros quando entramos em . Acho que o nas ruas protesta de específica contra os acontecimentos do país, seja por melhorias no , saúde, educao ou segurana. do estádio, o é irrestrito e, que o até o final, sabemos que podemos com a .
Voc apoiaria ?
Acho que todos devemos ser engajados, quando se da política e das melhorias no país. No só jogadores, também a e todo o precisam por um país melhor. Com relao a movimentos, eu e, inclusive, estou na de erradicar a violncia no futebol . um que pretendo antes de minha , acredito que, com unio e parceria com os governantes, poderemos conseguir um futebol jogado de , para que os profisionais do esporte no fiquem reféns de nem ninguém. Quem quer o espetáculo é uma minoria, e, contra as minorias criminosas, todos precisamos , com leis mais severas e exigindo o seu .
O Brasil perdeu a de o país que quer ser?
O Brasil está mostrando o que ele é realmente. um país gigante, com potencial , , todo país em , sofre com estas mazelas sociais, com o descaso com a saúde, educao, , segurana. Porém, temos uma fora impresionante, maior do que todos nós imaginemos, além de um e . O já sabe o do Brasil. Fora dos gramados, também somos uma potncia em . Um país com potencial turístico , riquezas naturais, uma diversa e rica, além de termos um e . A tendncia é que o ajude no do Brasil e que sejamos notícia por grandes feitos no só no esporte, nos setores. Nosso país já está crescendo e ainda tem potencial para melhorar.
Que a vai ?
Para o futebol, especificamente, a vai um de estádios maravilhosos que vo o nível do nosso jogo, permitindo que, as pessoas envolvidas no espetáculo saibam e os torcedores, os clubes ganhem em arrecadaes, os jogadores desempenhem um futebol de maior e até mesmo que, no , estejamos entre as grandes ligas do no técnico. Acredito, inclusive, que estas novas arenas podem inibir a violncia, com cadeiras em todos os locais e de TV , que facilita a identificao cometer . Competitividade, nenhum outro país tem o nosso. o é o mais difícil do . Fora de , acredito que tivemos melhorias com obras de mobilidade, hotelaria, aquém do que poderia sido . Infelizmente, sabemos que é provável que obras tenham sido superfaturadas e que do nosso foi ralo, temos melhorias sensíveis em todos os aspectos. A decepo vem quando pensamos que a era a de se mais e , por exemplo, o caos que vem sendo o trnsito nas grandes capitais. temos muitas obras em e execuo até para da . Cabe a todos nós trabalharmos para que o continue, porque, independentemente dos turistas, o Brasil é dos brasileiros, e é para o nosso que tudo precisa ser . Todos nós merecemos um país melhor.
Voc teme pela sua famí e amigos se ocorrerem protestos violentos durante , no entorno dos estádios?
inegável que a gente sente , no pelos nossos familiares e amigos de mais próxima, também pela segurana de toda a populao. Protestos pacíficos tero o meu , quando a coisa desanda para a selvageria é uma . E, mesmo nas manifestaes, quem vai para depredar patrimnio e é uma mínima. Os brasileiros de esto nas ruas e com uma motivao absolutamente legítima. Os marginais que se infiltram precisam ser identificados e punidos de . Assim, nós vamos uma de mais e que sabe pelos seus direitos respeitando as leis e os direitos do outro.
Ainda sente antes de entrar em ? O que teme fora dele?
O na para entrar em vai . O dia que eu no sentir aquela adrenalina, o de um jogo de futebol, acho que no vou jogar mais. uma sensao maravilhosa entrar em com estádio e, na minha , no conheci um jogador que no ficasse mexido com isso. Quando a rola, os sentimentos vo normalizando, é o nosso e eu de conviver com a presso, é uma motivao a mais. Meu maior é pela violncia. Temo pela segurana da minha famí e quero que minha filha encontre um país melhor no . Nosso precisa o de ir e vir em segurana, seja pra , pro ou para um estádio de futebol. A violncia é o que precisamos .
Voc pode ser um dos principais jogadores do ?
Um jogador que atue pela seleo brasileira, e seja o centroavante do time, á um peso em . tenho que no sou um gnio Romário e Ronaldo, tentarei ser e corresponder as expectativas de todos. O da nossa seleo, que tem, é o Neymar. Acredito que em alguns anos ele será no um dos melhores, o melhor do . Eu sei da minha importncia para o meu e também para a seleo. ser um dos principais jogadores do , prefiro que a responda essa . Espero que a taa venha e que estejamos para guardados na História.
Qual será o principal do Brasil, em e fora dele?
Estamos com a nossa , e isso será um . do , temos vários adversários de , todos os países que já foram campees do constituem ameaa para o nosso objetivo de o hexa. Vejo Alemanha e Espanha um das , embora possamos subestimar Itá, argy, Frana, Uruguai. A Holanda, que foi campe é , asim Portugal, que tem o melhor jogador do , a Bélgica, que tem uma gerao que pode . Precisamos entrar em cada jogo focados para a vitória, porque todos vo vencer o Brasil. um troféu a para seleo. Fora de , os grandes adversários do país so internos, a corrupo, violncia e a de investimentos na educao. acredito que, com um , nós vamos superar todas as dificuldades.
possível ser da ?
possível, , até pela dos jogadores da nossa seleo, que tm o de jogadas e nesse objetivo. Primeiramente, o foco é ser campeo, ser de uma do seria um espetacular. A concorrncia é , os melhores atacantes do estaro na , acredito na minha e na fora da nossa equipe. Se no for o , campeo, confesso que estarei extremamente . Se conseguir as duas coisas, será .
Acha que Klose supera Ronaldo?
bastante para que ele no supere, , o Klose seja titular da Alemanha, acho que será inevitável. A equipe deles é , cria várias oportunidades e o Klose é um , no é de desperdiar chances. Se dependesse de mim, o Ronaldo seria o maior , é o meu í e torci por ele. Escreveu sua história de uma maravilhosa sendo campeo, e um símbolo de superao. Se o Klose estes gols a mais vai ser um , no diminui em o gnio que será o Ronaldo.
Qual seria, para voc, a perfeita para o Brasil ?
da argy seria pela rivalidade e pela que as duas equipes tm. A última vez que o Brasil enfrentou a argy em do foi em 1990, se no me , e fomos derrotados. Eu era criana ainda, a gente aprende cedo que da argy é mais que de todos os outros países (risos). Se no vierem nossos rivais daqui, e for um outro país, precisamos estar concentrados para vencer. seria .
Na final?
Pode ser, ninguém alcana um título mundial sem grandes selees. Caímos em um de adversários qualificados, mesmo no tendo sido campees ainda. E, passando de , já nas oitavas, temos a de pegar a atual campe ou a atual vice-campe mundial. E até mesmo o Chile, que é um time . Ento, nós estamos esperando pedreiras em todos os confrontos, sero sete decises que precisamos superar. Venha quem vier, estamos prontos.
Tem que assumir o ?
O Brasil é um dos favoritos e precisa jogar de condizente. Sabemos que precisamos alcanar as vitórias e, de preferncia, sendo convincentes para que a fora da se manifeste ainda mais. Na das Confederaes, a gente entrava com tudo no jogo, até empurrados pela fora do , e o era incrível. O Brasil é a maior seleo de futebol do , provavelmente uma das mais talentosas e tem a comisso técnica mais vitoriosa entre todos os participantes, com Felipo e Parreira, que, juntos, somam trs títulos mundiais. Precisamos assumir esta e faremos de tudo para justificando a de .
Quer ser o muso da ?
No é que eu pense, as mulheres gostam do meu e eu no reclamo disto. no me considero nenhum muso, arrumadinho. Se quiserem me muso, vai ser uma a mais. Imagina só, campeo mundial, da e ainda ser o muso? (risos) Acho que seria um de , no posso mais .
Vencer a seria a para 1950?
Seria uma de o daquele mundial, que é lembrado um capítulo para o nosso . Ainda no éramos essa potncia futebolística de hoje, aquela para o Uruguai doeu . Ano , jogamos contra eles, no Mineiro, as lembranas eram inevitáveis, e, apesar da vitória, o jogo foi , difícil. do é maior, tem uma importncia decisiva e estamos prontos para essa no com um título, independentemente do adversário.
Sua me será sua estrela nesta ? Irá para voc lá de cima?
Acredito que ela olhou por mim e será uma de inspirao, um motivo para que eu faa o melhor. Ela é a minha estrela lá no céu e tudo que eu fao é por ela e pela minha famí, pela Geovanna, minha estrelinha na terra. hexa vai ser . Sei que darei para ela, que, apesar de no estar fisicamente presente, deixou de estar comigo e será .