RIO - Um dos ídolos do Vasco -se Edmundo. No é o , alguém com mais : Cocada. Luiz Edmundo Lucas Corra entrou para a história do futebol carioca o a ser o último herói do Vasco em um clássico no qual o time de So Januário tem sido o segundo de 1988 em .
Há 25 anos, Cocada saiu do banco para entrar na seleta de personagens históricos do clássico que já foi dos Milhes. Ao o apequenamento do Maracan e do Campeonato Estadual, Cocada lembra que seu fez dele um gigante em uma época na qual craques Romário, Renato Gaúcho, Bebeto, Andrade e Geovani ainda desfilavam seus talentos em .
- Virei uma por daquela situao - disse Cocada, de , por telefone, de (MS), de onde manda a para o Vasco, , vencer o Flamengo após cinco finais (1999, 2000, 2001 e 2004, Carioca, e 2006, na do Brasil):
- Para com o , só um Cocada, porque Vasco é parecido com aquele. Ganha na garra, na raa, e contra o Flamengo no pode ser de outra .
E que situao. A final do Carioca de 1988 foi a última vez que o Vasco venceu o Flamengo em uma deciso. No primeiro jogo do bicampeonato, o - foi por 2 a 1, gols de Bebeto, para o Flamengo, e Bismarck e Romário, para o Vasco. A segunda já caminhava para o . O Vasco seria campeo de , porque só precisava do empate. Empate? Que ...
- Naquela época, a permitia duas substituies. Nem pensava em entrar. Estava com a chuteira desamarrada, nem entraria mais. Aí o "Laza" (Sebastio Lazaroni) me chamou...
Em disparada pela -, o lateral, ento com 28 anos, chegou na da área e chutou , sem para Zé Carlos. O placar marcava 44 minutos do segundo . Cocava havia entrado aos 41, e seria aos 45, por a camisa para .
- Entrei e fui para o , porque o Flamengo estava em cima, tinha que . E consegui o que marcou minha inteira. Joguei trs anos no Vasco, e vi jogo histó, aquilo se repetiu - afirmou Cocada.
o polmica provocao que teria ao técnico - Carlinhos, Cocada se e garante que no comeou a .
- Me derrubaram do Carlinhos, no falei . Acabou que o juiz me expulsou e também o Romário. Do lado deles, Renato Gaúcho e Alcindo. levaram o . Havia muita rivalidade. Sobrou até para o PC Gusmo, que era o nosso goleiro ... - lembrou Cocada.
Na saída de , Cocada deu uma entrevista histórica e profética:
- Daqui a 20 anos, meu nome será lembrado o jogador que fez o gol do título.
Mais de 20 anos se passaram e o nome de Cocada ainda tem um para os -negros. Poucos torcedores do Flamengo sabem, ou fizeram questo de , Cocada também foi campeo na Gávea. E , em 1983, quando era . Nem por isso ele fica em cima do .
- eu sou Vasco. vou ser Vasco. Apesar de um com o Flamengo, fiquei trs anos em So Januário. Na Gávea, foram oito meses. E era impossível ser titular daquele time -, simplesmente um dos melhores do . Minha preferncia é notória Vasco - garantiu Cocada.
Irmo de Mller, de seleo brasileira, Cocada no vive no ostracismo nem de e . Achou o equilí de educao física e um na de Esportes de , onde dá aulas para alunos da enquanto sonha em a ser no Rio:
- Meu objetivo de é ser técnico do Vasco.