SANTIAGO, Chile - Primeira brasileira do taekwondo a o campeonato mundial (em Madri-2005) e uma em Olimpíadas (bronze em Pequim-2008), Natá Falavigna está de .
Neste domingo, s 18h45m (de Brasí), ela os Jogos -Americanos na +67kg em sua primeira competio internacional 2013. Naquele ano, iria o Mundial da modalidade, em julho, em Puebla, no México, acabou lesionando o joelho antes do .
- Esse ano é o de s competes. No tem muitas importantes, quero em prática o que tenho . Em 2015 e 2016 é que acontecem o Pan, Grand Prix, Mundial - explica a paranaense, de 29 anos.
Natá ainda no sabe o que a espera nesse ciclo olímpico, no parece ansiosa. os Jogos de Londres-2012, quando se lesionou na primeira e acabou tendo que por duas cirurgias, uma artroscopia no joelho e a reparao do do , ela tenta a melhor , sem .
- O ciclo olímpico no foi o que eu esperava, encaro um . fiquei afastada, pude algumas coisas de fora. Hoje eu coloco a de a em primeiro - revela.
Problemas no início da
O ano de 2014, no entanto, no comeou da melhor para a , que foi desclassificada na seletiva para a formao da equipe brasileira na . Em uma , acertou um no da adversária, o que é na modalidade. Embora tenha sido criticada na ocasio, ela se e diz que foi uma :
- Na seletiva, eu fiz um que acabou resvalando no dela. Foi de de mesmo, é passível de desclasificao. Quando voc está lutando , os golpes saem mais perfeitos. isso pode com um.
Ainda sem que critérios sero adotados pela confederao de taekwondo a do próximo ano, Natá segue treinando em Londrina, no Paraná, para onde voltou das Olimpíadas de Londres. Segunda ela, a indefinio de será montada a equipe que vai nesses dois anos antes dos Jogos do Rio prejudica o esporte.
- no estou pontuando no ranking, ando afastada, acho que as coisas esto atrasadas no taekwondo, ainda esto pensando vo . Isso atrapalha bastante o do esporte. no é uma crítica, é só que eu no sei mesmo o que vai - diz.
Em 2016, Natá á 31 anos. A idade, afirma, no é um problema, para ela, que no precisa peso. Se vai estar competindo atéas Olimpíadas do Rio, só o irá :
- Enquanto eu estiver com e me sentir competitiva, vou . No ciclo olímpico , apesar de no sido e eu lutado pouco, tive umas vitórias importantes, isso foi .