PARIS - A Fórmula-1 á uma antiga tradio a da de 2014. O número 13, que era evitado pelos pilotos os anos 70, por ser azarado, á a ser usado venezuelano Pastor Maldonado, que deixou a Williams e vai pela Lotus neste ano. O 13 só fora utilizado em trs corridas: por Mauriz von Strachwiz (1953), Moises Solana (1963) e Divina Galica (1976).
Já o Felipe , ex-Ferrari, que se transferiu para a Williams, será o número 19, que usava no kart. Sebastian Vettel, da RBR, tetracampeo mais da história, que gostaria de escolhido o número cinco, em referncia ao quinto título que vai buscar em 2014, á de o número 1, por ser o atual campeo.
Estes números fazem da divulgada nesta sexta-feira pela Federao Internacional de Automobilismo (FIA) em . Só ficaram de fora da a dupla da Caterham e o segundo piloto da Marusia, ainda no confirmados. Os outros 19 já escolheram seus números, que passaro a ser definitivos em suas carreiras. Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou com o 44, com que foi campeo ingls de kart em 1995. Na Ferrari, Fernando Alonso e Kimi Rikknen vo o 14 (do no kart) e o 7. Numeraes definitivas já eram comuns na Nascar e na MotoGP. Na MotoGP, por exemplo, Valentino Rossi usa o 46, independentemente de sido campeo.
A FIA decidiu que 2014 os pilotos de F-1 tero números fixos para o de suas carreiras na , de a que seus nomes fiquem associados pernamentente a um número. No do ano , a FIA solicitou que cada piloto escolhesse um número, entre 2 e 99, para servir sua identificao definitiva. o número 1 está para o campeo mundial em exercício, que pode usá-lo se ou no. Vettel, por exemplo, vai o 1 por ser campeo, , futuramente, se no for mais o detentor do título, irá o 5.
Na Mercedes, Nico Rosberg vai o 6, com o qual seu , Keke, foi campeo em 1982. Já Valtteri Bottas, de na Williams, á com o 77, para na publicidade a Bo77as. Já Nico Hulkenberg vai o lendário 27, com o qual Gilles Villeneuve brilhou na Ferrari. Adrian , da Sauber, ficou com o 99. A FIA acabou anunciando antes da própria Marusia, a contratao do britnico Max Chilton, que ainda no fora . Seu número, porém, no está escolhido.
Historicamente, a mais do automobilismo no dispunha de de numerao até 1974, quando os carros passaram a números ficos com na anterior. Ficou que a numerao só mudaria quando uma equipe tivesse o piloto campeo, passando a os carros 1 e 2, trocando de números com a escuderia do campeo do ano anterior. havia de campees, os pilotos e as equipes acabavam trocando de número com constncia. 1996, os números dos pilotos da F-1 vinham se alterando de o da anterior. O campeo levava o número 1 e seu , o 2. Os pares acompanhavam a classificao da equipe no Mundial de Construtores, exceto o n 13, que no era usado. Do 12, a sequncia pulava para o 14. Tal prevaleceu até 2006, quando a FIA passou a levar em a clasificao do Mundial de Construtores, e no a de Pilotos. Ocorreu que, pela de identificao com pilotos e equipes, os números foram perdendo relevncia e na dos carros, dando espao para o maior destaque de patrocinadores.
1950, quando da criao da F-1, alguns pilotos tiveram um vínculo com determinados números, Gilles Villeneuve e a Ferrari n 27, usada em 20 de seus 67 GPs; e Nigel Mansell e sua Williams de n 5 em (Red Five, o Cinco), em 93 de 191 corridas.
a de 2014:
RBR
1 - Sebastian Vettel
3 - Daniel Ricciardo
Mercedes
6 - Nico Rosberg
44 - Lewis Hamilton
Ferrari
7 - Kimi Raikkonen
14 - Fernando Alonso
Lotus
8 - Romain Grosjean
13 - Pastor Maldonado
McLaren
20 - Kevin Magnussen
22 - Jenson Button
Force India
11 - Sergio Pérez
27 - Nico Hulkenberg
Sauber
21 - Esteban Gutiérrez
99 - Adrian
Williams
19 - Felipe
77 - Valtteri Bottas
STR
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat
Marusia
17 - Jules Bianchi
Ainda sem número - Max Chilton
Caterham
Dois pilotos a serem confirmados