RIO - Pouca gente lembra, Paulo Baier jogou no futebol carioca por Vasco e Botafogo no comeo de . Pergunte a ele por que no teve o mesmo sucesso atual. Ou, ainda, por que seu futebol cresceu, de , quase aos 30 anos de idade. A primeira reao á:
Naquela época, meu nome ainda era Paulo César.
O que virou símbolo do Atlético-PR, do Flamengo na final da do Brasil, divide sua em duas partes. Antes e de mudado de posio, mudado de estilo de jogo, mudado de nome. A transformao incluiu conselhos de treinadores, lies do í Zico e até uma consulta numerologia. O lateral- Paulo César virou o meia- Paulo Baier que, na última quarta-feira, chegou a 100 gols na história do Campeonato por pontos corridos. Um recorde.
Se alguém dissesse a Paulo César que Paulo Baier viraria , ele no acreditaria. Nem que mudaria de nome. menos que Atlético-PR, o 11 da , seria um dos destaques do futebol .
Quando eu cheguei ao Criciúma (aos 28 anos) já tinha um Paulo César lá. Comearam a me de Paulo César Baier, que é o meu nome . ficou . Surgiu o Paulo Baier. Gostei, pareceu mais . Já no Palmeiras (em 2006, aos 32 anos) fizeram um , teve numerologia. E o foi que o nome era melhor para mim. Ento eu disse: tá ótimo. E Paulo Baier só tem um diz.
Um í: Zico
Na época, ele vivia uma transformao. Ainda era, oficialmente, um lateral-. seu potencial o transformara num polivalente. Após 43 gols Criciúma, fez mais 22 no Goiás, entre 2004 e 2005. Tornou-se um jogador em todas as posies do - e do . No Palmeiras, em 2006, aos 32 anos, foi escalado por Emerson Leo segundo volante. De ao Goiás, Bonamigo o fez . voltaria lateral. Além deles, destaca Geninho, Tite e Mancini incentivadores. E diz que tirou exemplos do í de infncia.
Mesmo no do Rio do , meu í era o Zico. Tirei muitas lies dele. Ele batia ninguém, característica que eu tenho. Sem no cará, na liderana diz Paulo Baier, que pensa em as lies adiante e no descarta treinador. No início da , meu empresário só fazia contratos curtos. Isso me prejudicou , eu mudava de time. tudo mudou. No procuro no , de repente posso no Atlético-PR após , ajudando a meninada, orientando.
Ao imagina que será lembrado após a , novamente divide sua trajetória em duas partes.
Vo que , primeiro, do lateral Paulo César, que iniciou tudo. , do Paulo Baier, um meia fazedor de gol. O é que sou um , um que preza a afirma. Pior que é , acreditaria que eu estaria entre os artilheiros num país que teve Zico, Roberto, Reinaldo. Saí de Ijuí, vivi dificuldades, imaginei que isso tudo aconteceria. Acho que é um prmio , por o futebol.
Na de Ijuí, no do Rio do , o gremista conheceu de perto as dificuldades da . Os pais davam duro em plantaes de soja para que a infncia fosse marcada por necesidades. O exemplo ajudou a o cará, a resistncia ao e s dificuldades. Características que, somadas ao ao futebol a que Paulo Baier se refere, explicam por que ele tenha em nível aos 39 anos de idade.
A é isso: voc aprende a contra os obstáculos. Se voc for , 96% dos jogadores vm de famí . Eu dou a cada dia, a tudo que o futebol me dá. Tenho motivao para jogar, , . Vou a com 40 anos, jogando , fazendo gol, dando assistncia. Acho uma . Acho que eu, Juninho Pernambucano e Alex estamos abrindo portas, dando exemplo. Está acabando o preconceito acredita.
Duas fases no Atlético-PR
Seja ou no por preconceito, o é que o Atlético-PR, onde Paulo Baier é í da , chegou a o da dele. Ou, ao menos, da . dos apelos da e do próprio jogador, reviu a posio e decidiu o para mais uma . O meia jogará a Libertadores de 2014. já poderia -se . O planejamento do Atlético-PR para 2013 incluiu uma pré- que durou quase todo o primeiro semestre. O time titular no entrou em no Estadual. Quando comeou o , o técnico Ricardo Drubscky decidiu que Baier seria . Ele no jogou as seis primeiras rodadas. Com o time cambaleante, Drubscky foi .
Eu poderia me no do ano se aquela situao permanecesse afirma.
Com Vágner Mancini de treinador , Paulo Baier virou uma espécie de fenmeno, uma exceo feita de leses dos veteranos do Campeonato . Ajudou a predisposio de Paulo Baier a treinos por musculao, a regrada e o número de jogos no ano.
Estou jogando até hoje por me , por uma aeróbica boa. Tenho uma boa leitura do , consigo o jogo. Isso me dá . a no me . Tenho que estar fisicamente. Hoje, meia, voc só enfrenta volantes fortes. Se no estiver , nem na . Saio da marcao na experincia afirma o meia.
Baier se reinventou na , se reinventou na . O mesmo fez o Atlético-PR. Para a própria diretoria, o time no pretendia mais do que se na Série A, já que boa dos recursos do foram direcionados para a da da Baixada, que será uma das sedes da do de 2014. Hoje, o time é o vice-líder do e está na final da do Brasil com o Flamengo, que comea a ser disputada quarta-feira em Curitiba.
Se dissesse que a gente imaginava isso seria . A gente tem que ser realista e . Quando o Mancini chegou, a gente estava em penúltimo . Tem horas que o jogador a do técnico. uma ciosa que s vazes dá , s vezes no. Hoje, estamos na final e no adianta que tinha time melhor do que Atlético-PR e Flamengo. Eliminamos Palmeiras, Internacional e Grmio argumenta.
o Flamengo no intimida quem já viveu tantas coisas no futebol.
Vo ser dois jogos iguais. So 50% para cada lado. Atlético-PR é um time motivado, em que todo tem disposio, . Eu e Luiz Alberto somos os únicos experientes, é uma garotada de cabea boa, com muita de vencer na elogia Paulo Baier.