RIO - Imagine Pinochet, Aylwin, Frei, Lagos, Bachelet e Piñera assassinados, decapitados, defenestrados. Francisco Tapia exibe sua instalao no Museu de Arte Contempornea do Chile, em Santiago. Aos 31 anos, o artista mais Papas Fritas construiu em "El ladrillo angular" uma em que chefes de de seu país so mortos de violenta por um encapuzado.
Segundo Tapia, a é uma crítica s políticas de mercado adotadas no Chile em por Milton Friedman e os "Chicago boys", durante a de Pinochet. O "tijolo" (ladrillo) é de seus livros. O artista afirma que os governos seguintes no mudaram esta lógica, tida por ele opressora para a populao .
Apesar do da instalao, Tapia assegura que no há conotao pró- armada.
O metralhado é Pinochet, a sequncia dos impactos vistos se enxergam nos outros corpos que vo caindo atrás dele. A e a da , que segue até hoje graas a um político que no conseguimos e que está representado contou em coletiva no lanamento da , durante o de semana.
Papas fritas acribilla a los Presidentes de Chile en sarcástica exposición en el MAC. #Gracias pic.twitter.com/P9gJPm4nGx
— Enzo Savelli (***) 3 dezembro 2014
A de Tapia enquanto um artista polmico no é . Além de outros episódios em que critica a de consumo, ele criou outras obras que atacam figuras populares. Em 2008, uma encenao da suposta de Milan Ivelic, ento diretor do Museu de Belas Artes do Chile, foi criticada no artístico .
No sou político. Sou artista, e para mim a arte é uma para subjetividade e ateno, impactar, no para se buscar a .