BRUXELAS A coalizo liderada pelos Estados Unidos tem causado sérios danos ao Islmico (EI), somando de ataques aéreos na Síria e no Iraque, embora a contra os extremistas possa anos, declarou nesta quarta-feira o secretário de americano, John Kerry. O ditador sírio, Bashar al-Assad, no entanto, disse que os bombardeios no surtiram efeito.
Veja Também
E apesar de Teer no bombardeado posies do EI, o secretário de americano afirmou que todo do Ir contra o á um efeito .
que se o Ir está atacando o EI em , tem um impacto e o efeito direto é disse Kerry, que no quis se aprofundar na informao divulgada Pentágono de que Phatons iranianos estariam lanando bombardeios no do Iraque.
Os Estados Unidos e seus aliados lanaram ataques contra alvos jihadistas que o EI, também Daesh, deu início uma ofensiva relmpago em junho, capturando vastas faixas territoriais em Iraque e Síria.
Nosso compromisso será medido em com os anos, os nossos esforos já esto tendo impacto disse Kerry na de uma reunio de ministros de uma coalizo de 60 países liderada por Washington para o Islmico. As de misses aéreas da coalizo reduziram a liderana da Daesh e danificaram as suas capacidades operacionais e logísticas.
Kerry acrescentou que o do Islmico no Iraque havia se dissipado, e as foras iraquianas recuperaram territórios em torno de Mossul e Tikrit e expandiram a segurana perto de algumas refinarias de petróleo. No e no do Iraque, as tropas curdas enfrentam o Islmico, enquanto combatentes tribais sunitas comeam a se , segundo o da diplomacia americana.
Na Síria, Kerry disse que as instalaes do Islmico foram destruídas, a infraestrutura petrolífera danificada e o cerco cidade fronteiria de Kobani bloqueado.
Para Daesh, é mais difícil foras, em caravanas e ataques complementou Kerry. Nenhuma unidade da Daesh pode se de agresiva sem de ser de um aéreo.
A reunio presidida pelos Estados Unidos foi realizada na da Otan em Bruxelas, Kerry destacou que no era um evento da aliana atlntica. Washington quer a coordenao política entre os membros da coalizo, muitos funcionários tm sido vagos os objetivos da reunio.
Kerry elogiou o papel dos países árabes na contra o islmico. Além do Iraque, a reunio contou com representantes do Kuwait, Bahrein e Marrocos.
O secretário de americano, que conversou com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, antes da reunio, também saudou o do de Bagdá em implementar um programa e se contra o Islmico.
Haider al-Abadi negou informaes supostos ataques aéreos iranianos contra o Islmico no Iraque. Na tera-feira, o porta- do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, afirmou que os Estados Unidos tinham informaes bombardeios com avies F-4 Phantoms nos últimos dias, que teriam sido realizados Ir.