BOGOTÁ Os rumores que apontam para uma libertao rápida do general Ruben Dario Alzate, sequestrado no domingo pelas Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia (Farc), aumentaram nesta quarta-feira na Colmbia. Após a das negociaes de entre e a guerrilha e os temores de que assinatura de um possa ser adiada, a Cruz Vermelha se ofereceu para intermediar a crise, a mais que os diálogos comearam em 2012.
Uma próxima ao de libertao afirmou ao colombiano El Tiempo que as negociaes esto avanando , ainda estaria faltando uma declarao das Farc de que a soltura ocorreria sem condies. Além disso, seria necessário uma interrupo das operaes militares por um e espao para a liberao, disse a mesma .
Outros detalhes a ao no foram divulgados e as Foras Armadas colombianas continuam a o paradeiro do general. Enquanto isso, o ministro do , Juan Fernando Cristo, pediu a todos os setores políticos para lidarem de sensata com o difícil enfrentado país. Ele lembrou ainda que esto em jogo a e a de alguns colombianos que serviram por mais de 30 anos de seus servios ao seu país, em um possível para o senador e ex-presidente, Álvaro Uribe, que supostamente revelou detalhes de um de liberao em .
No domingo, o general Rubén Alzate, o de mais já pelas Farc, foi pela guerrilha em uma zona isolada do departamento del Chocó, no do país, com o Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego. Uma semana antes, os soldados Paulo Rivera e Jhonatan Díaz foram feitos reféns durante um das Farc no departamento de Arauca, no da Colmbia.
Após o sequestro, o de Santos decidiu os diálogos de com as Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia, que completariam dois anos nesta quarta-feira. o início de 2012, o se comprometeu a no sequestrar mais civis, se o de policiais ou miltares, considerados prisioneiros de .
O diá de entre o e as Farc comearam em 2012 na de com um armado que já dura mais de 50 anos, sem um -. O atual com as Farc já alcanou consensos parciais em trs dos seis temas na agenda: , participao política da guerrilha e soluo ao problema das drogas ilícitas. ainda faltam os temas mais complexos, a indenizao das vítimas e o das armas. Também deve ser definido um mecanismo de implementao, verificao e para referendar decises.