Página 1 de 1

Políticos e especialistas divergem sobre suspenso das

MensagemEnviado: Seg Nov 17, 2014 04:50
por DCatia
Políticos e especialistas divergem das negociaes de na Colmbia


Quadros de fundadores das Farc, no das negociaes em Havana: diálogos em
- ENRIQUE DE LA OSA / REUTERS

BOGOTÁ A deciso do colombiano de o de com as Foras Armadas Revolucionárias da Colmbia (Farc), após o sequestro do general Rubén Alzate e de mais duas pessoas no domingo, provocou divergncia entre políticos e especialistas. Segundo o ministro de , os diálogos de com as Farc em Cuba, que completariam dois anos esta semana, só sero retomados se houver a libertao de Alzate.

O presidente do Congresso, José David Nome, e o senador da Unidade , Mauricio Lizcano, respaldaram a do presidente Juan Manuel Santos. houve também quem criticasse, com o senador Roy Barreras destacando por das redes sociais que requerem explicaes os erros miltares que colocam vidas em e o próprio .

Apoiamos a deciso de as negociaes até a libertao do general e dos soldados afirmou Lizcano.

Já Carlos Lozano, porta- do Patriótica, criticou a das negociaes, enquanto Ana Teresa Bernal, Conselheira para os Direitos das Vítimas, destacou a de um -.

Acho um que Santos suspenda dos diálogos quando ele o imps em ao disse Lozano.

CINQUENTA E NOVE SEQUESTROS DE CIVIS

A notícia do sequestro do general Alzate, que visitava uma regio vermelha no do país sem escolta e na companhia de um e uma advogada, explodiu uma na noite de domingo, quando o se preparava para enviar novamente sua delegao a Havana para as negociaes.

Ex- e crítico do adotado por Santos, o senador e ex-presidente Álvaro Uribe afirmou na sua no Twitter que o atual governante permitiu que o guerrilheiro se colocasse em de com as Foras miltares, ao se sentarem a de negociaes. Por isso, os terroristas sequestram e dizem que é deteno, escreveu Uribe no Twitter.

Durante todo o , no houve -, e Santos anunciou que continuaria a a guerrilha. Para Alfredo Rangel, senador Democrático, os diálogos deveriam sido suspensos no sequestro do primeiro dos 59 civis capturados o início dos diálogos.

ALERTA PARA DE RUPTURA

Jorge Restrepo, diretor do de Investigao Especializado em Estudos Conflitos Armados, Violncia Armada e da Universidade dos Andes, v a deciso a primeira crise do de negociao. Restrepo aponta que a pode levar a uma ruptura dos diálogos se a do general .

A de comando e controle das Farc está nesta circunstncia, em de comando os grupos de milicianos que hoje constituem a maioria de seus membros disse. Se as Farc decidirem a libertao do General Alzate, se desejarem , isto levaria a uma eventual ruptura do .