Página 1 de 1

Uruguaios elegem sucessor de Mujica

MensagemEnviado: Seg Out 27, 2014 02:10
por craimundo

O candidato presidencial da Ampla, o ex-presidente Tabaré Vázquez, é fotografado após votar em Montevidéu
- GUILLERMO LEGARIA / AFP

MONTEVIDU Os uruguaios comearam a votar neste domingo em uma eleio presidencial que tem um de esquerda que está no tentando vencer um de - que promete uma pioneira a maconha. De saída do , o presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro de 79 anos, tenta o ao seu Tabaré Vázquez.

Mujica e Vázquez, de 74 anos, entregaram uma década de econmico, com Mujica legalizando o , o homossexual e a produo, distribuio e venda de maconha.

Esperamos melhor, o vai disse Vázquez, que apareceu no comeo da votao, s 8h (horário ), para o seu no de trabalhadores em Montevidéu, onde cresceu.

Uma multido de moradores locais, a maioria aposentados e alguns ele chamou nome, apareceu para felicitá-lo. José Mujica voltou a surpreender ao chegar para votar em uma sessão eleitoral em Montevidéu com o seu fusca azul celeste.

No vou de política , cada um deve votar com a sua conscincia. Vamos um com . No é uma , é um que o país precisa disse o presidente.

Um total de 2,6 milhes de uruguaios esto habilitados a presidente, 30 senadores e 99 deputados que integram o , além de se um plebiscito para a 16 anos a maioridade penal.

A constituio do Uruguai no permite que um presidente fique dois mandatos consecutivos no . Nem a Ampla ou o devem maioria no Congresso, o que significa que o próximo presidente vai um cenário mais difícil que o de Mujica para as leis.

A votao, que é obrigatória, comeou s 8h (horário ) e deve s 19h30. Pesquisas de boca de urna sero divulgadas s 20h30, e resultados parciais so esperados s 22h.

ACIRRADA

Há seis meses, a coalizo de esquerda Ampla parecia ser favorita com certa para um terceiro de cinco anos na Presidncia, com suas políticas econmicas pró-mercado e medidas de -estar .

de uma vitória inesperada nas primárias do , Luis Lacalle Pou, de 41 anos, passou a nas pesquisas, aproveitando o de muitos uruguaios com o alcance das reformas liberais.

Pesquisas de opinio antes da eleio mostraram Vázquez vencendo, com entre 43 a 46% dos votos contra 31 a 33% do seu . isso o deixaria sem os 50% necessários para vencer a no primeiro turno, fazendo com que tivesse que Lacalle Pou em outro pleito, no final de novembro.

Eu no quero mais a Ampla disse a aposentada Azur Blanco, de 85 anos. Eles esbanjam com os pobres, do para eles o peixe ao invés de ensiná-los a pescar. Eu também no concordo com as leis de , maconha e homossexual.

Lacalle Pou disse Reuters na última quarta-feira que tentaria a produo regulada e a venda de maconha fosse o . Os apoiadores de Lacalle Pou disseram que o entusiasta em surfe traz um para a política uruguaia, com um sorriso e preferncia colarinho em vez de gravata.

POLTICAS ECONMICAS

Enquanto o mercado financeiro considera as políticas econmicas da Ampla sólidas, alguns analisas dizem que Lacalle Pou tem mais chances de um déficit da meta fiscal e uma inflao próxima a dois dígitos. a Ampla ainda pode com um uma década de ao pela primeira vez.

A economia uruguaia de 55 bilhes de dólares cresceu a uma média de 5,7% ao ano 2005. O prev um menor, de 3% ano, embora o desempenho ainda seja ao que deve ser registrado pelos vizinhos argy e Brasil.

O número de uruguaios vivendo na caiu , para 11%, mais de um tero em 2006. Vázquez tem que, se vencer, seu á em melhorar as condies dos mais vulneráveis.

So eleies complicadas, fico com a Ampla por dos seus anos de disse Efrain Garcia, um de 76 anos, em uma seo eleitoral de Montevidéu, onde eleitores bebiam chá mate enquanto esperavam para votar.