Página 1 de 1

Japo sofre duro golpe com a renúncia de duas ministra

MensagemEnviado: Seg Out 20, 2014 08:12
por MLeandro
Japo sofre duro golpe com a renúncia de duas ministras por suspeitas de irregularidades

TQUIO O Japo sofreu nesta segunda-feira um duro golpe com a renúncia das ministras da Justia, Midori Matsushima, e da Economia, Comércio e Indústria, Yuko Obuchi. Midori foi acusada pela oposio de leis eleitorais, enquanto Yuko é suspeita de usado indevidamente fundos de grupos partidários e de outras doaes. As demisses representam um revés para o primeiro-ministro Shinzo Abe, que queria mais mulheres nos altos cargos do .

Abe disse que assumiu a por as duas mulheres e afirmou que elas seriam substituídas de um dia. Ambas so membros do conservador Democrático (LDP), do premier.


Ministra da Economia, Comércio e Indústria do Japo, Yuko Obuchi, anuncia sua demisso em uma entrevista coletiva em seu gabinete, em Tóquio
- YOSHIKAZU TSUNO / AFP

Yuko, de 40 anos, foi uma das cinco mulheres nomeadas por Abe em sua ministerial no ms e foi apontada por alguns uma possível primeira a o de premier. No entanto, alegaes surgiram na semana de que sua equipe teria usado indevidamente milhares de dólares de fundos de campanha.

Em uma entrevista coletiva, Yuko no admitiu irregularidades, disse que estava renunciando porque no queria a implementao de medidas econmicas e energéticas por de seus problemas. Ela é suspeita de usado 300 de fundos públicos para seus partidários com cosméticos, ingressos para teatro e outros itens.

Eu levo a sério o impacto que tenho causado disse ela, que também pediu desculpas por no sido de contribuir com as principais metas estabelecidas por Abe, incluindo a recuperao econmica e uma onde as mulheres brilham.

Yuko, me de dois filhos pequenos e com um visual , foi o ícone da campanha do primeiro-ministro para o papel das mulheres no de .

Filha do ex-primeiro-ministro Keizo Obuchi, ela ficou famosa por ser a primeira política japonesa a assumir o comando de um ministério. Queria japonesa conservadora, cuja política é dominada por homens de idade avanada, que é possível uma ambiciosa com uma familiar equilibrada.

E Abe também contava com seu para um público japons relutante dos benefícios de se a nuclear, abandonada após o de Fukushima.


A ministra da Justia Midori Matsushima é questionada no a distribuio de um com uma foto sua durante um festival em seu eleitoral em Tóquio, antes de assumir a pasta
- Toshiyuki Matsumoto / AP

Horas , Abe anunciou que Midori, de 58 anos, também se demitiu. Ela é acusada de leques com sua imagem e outros objetos em um festival em seu eleitoral, em Tóquio, com um ao . O Democrata, da oposio, entrou com uma criminal contra ela na sexta-feira e exigiu sua demisso, alegando que a ao constituía uma violao da eleitoral e das regras o de fundos públicos.

As demisses vm num para Abe, que havia prometido a economia e reforar a do país no seu segundo , sua política econmica ainda no lhe rendeu os resultados desejados. Uma publicada pela agncia de notícias Kyodo no de semana apontava a popularidade do premier em 48,1%, uma de 6,8 pontos percentuais.