Turquia bombardeia alvos rebeldes curdos no sudeste do pa&ia
ANCARA Avies turcos bombardearam posies do dos Trabalhadores do Curdisto (PKK) no sudeste do país na segunda-feira noite, no primeiro aéreo contra rebeldes do as negociaes de que comearam há dois anos para com uma insurgncia de 30 anos. Miltantes do PKK acusaram o de o - com a investida.
Veja Também
De com a agncia de notícias Dogan, jatos F-16 atacaram alvos do PKK na província de Hakkari, perto da com o Iraque. Um disse que as Foras Armadas tinham na mais um a um , sem bombardeios aéreos.
A agncia de notícias Firat, próxima ao PKK, confirmou os ataques pelos jatos turcos, dizendo que menos cinco locais ao de Hakkari foram alvejados. A agncia, no entanto, apresentou uma dos acontecimentos, afirmando que primeiramente os miltares atacaram combatentes rebeldes com artilharia durante trs dias, forando o PKK a retaliar ateando em uma unidade .
O ocorre em ao de tenses na Turquia devido ao avano de extremistas do islmico (EI) na cidade curda síria de Koboni. Curdos na Turquia acusam o de estar de braos cruzados enquanto os curdos sírios sofrem com a violncia de jihadistas.
O violncia entre a Turquia e o PKK complica ainda mais a situao da Turquia, que tenta seu papel na coalizo liderada pelos Estados Unidos contra o Islmico. O PKK é uma fora no Iraque e na Síria na contra os jihadistas, o ainda enxerga o um adversário terrorista .
Líderes curdos, incluindo o do PKK, Abdullah Ocalan, que está , alertaram que a de Koboni levará ao do de , enquanto o comandante do , Cemal Bayik, foi pela dizendo que alguns combatentes que haviam se do território da esforos já voltaram para a Turquia.
Mais de 30 pessoas foram mortas na semana durante manifestantes dos curdos exigindo que Ancara ajude Koboni. O presidente , Recep Tayyip Erdogan, criticou os protestos, prometeu o possível para com o diá.
A Turquia disse que no vai se contra os militantes do Islmico, a menos que a coalizo também tenha o do presidente sírio Bashar al-Assad.
O PKK tem lutado pela dos curdos na Turquia, em um que já custou a de dezenas de milhares de pessoas 1984. Os curdos, que representam 20% das 75 milhes de pessoas na Turquia, tm enfrentado décadas de discriminao, incluindo restries do de sua língua.
TURQUIA ACUSA AO PKK DE
A Turquia acusou o da Unio Democrática (PYD), ao PKK, de curdos sírios em Kobani. Até , a Turquia recebeu de 200 refugiados da Koboni, localizada a poucos quilmetros da com a Síria.
O primeiro-ministro , Ahmed Davutoglu, disse que os refugiados fugiram para a Turquia para das presses do PYD.
perguntar aos que vieram para das presses do PYD disse ele, acusando o de em Koboni uma presso aqueles que no compartilham de suas opinies.
O tem se mostrado reticente em relaes com o PYD por de seus laos estreitos com o PKK, na Turquia.