BRUXELAS Autoridades da Unio Europeia (UE) e da Otan expressaram alívio nesta sexta-feira após a vitória do no no plebiscito a independncia da Escócia. De com os resultados definitivos, 55,3% dos escoceses votaram contra a separao e 44,7% .
Veja Também
O presidente da Comisso Europeia, José Manuel Barroso, saudou a rejeio independncia, dizendo que o foi para a Europa, e salientou o fortalecimento do comprometimento mostrado escoceses durante a campanha de filiao Unio Europeia.
Eu dou boas vindas deciso do escocs de a unidade do , disse Barroso em um nesta sexta-feira. O é para uma Europa unida, e mais , defendida pela Comisso Europeia."
A Comisso Europeia á a se engajar em um diá construtivo com o escocs, em áreas sua , que so importantes da Escócia, incluindo empregos e , , mudanas climáticas e , e também regulamentao mais .
A maioria das autoridades do permaneceu silenciosa no dia da consulta popular, após a divulgao do , expressou satisfao. Em um , o presidente do Europeu, Herman Van Rompuy, também saudou o escocs.
Em uma referncia de um referendo britnico para a UE, ele disse: O é e á sendo um membro da Unio Europeia para o benefício de todos os cidados e membros da UE.
Já o secretário- da Otan, Anders Fogh Rasmussen, felicitou o primeiro-ministro britnico, David Cameron, e disse que tinha de que o deveria a desempenhar um papel de liderana em a aliana do Atlntico .
O também foi comentado presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que saudou a Escócia por seu exercício e da democracia.
Nós no temos nenhum mais próximo do que o e queremos nossa e relao com o da Gr-Bretanha e da Irlanda do , disse Obama em um .
RAJOY: FOI O MELHOR PARA A EUROPA
O presidente do , Mariano Rajoy, que contra a realizao de um referendo de independncia da regio noroeste da Catalunha, afirmou que o escocs foi o melhor para a Europa.
Os escoceses evitaram sérias consequncias econmicas, sociais, institucionais e políticas, disse ele em uma de vídeo postada no site do . Eles escolheram a opo mais ável para todos, para si mesmos, para todos do e para o da Europa.
O líder nacionalista catalão, Artur Mas, disse sexta-feira que a rejeição da independência da Escócia não é um revés para o processo de soberania na região espanhola, destacando que á um decreto para uma consulta a independncia em 9 de novembro, uma resistida fortemente por Madri.
O ganhou o da chanceler alem, Angela Merkel, quando seu porta-, ao comentar o escocs, disse nesta sexta-feira que Catalunha era uma situao jurídica completamente e que ela apoiou a posio de Rajoy.